Pela Luz dos Olhos Teus: série aborda turismo para pessoas cegas ou com baixa visão

Ednilson Sacramento, jornalista cego, colaborador da Agência de Notícias das Favelas- Crédito: Arquivo Pessoal

Ednilson Sacramento, jornalista, cego e baiano, é o idealizador da série Pela Luz dos Olhos Teus, um projeto de turismo acessível  para pessoas cegas ou com baixa visão, que através de um carrinho elétrico captura imagens de vários pontos do Pelourinho, em Salvador.

O primeiro episódio de Pela Luz dos Olhos Teus apresenta no roteiro regiões do Terreiro de Jesus, Praça Castro Alves, Praça Municipal, Praça da Sé e Largo do Pelourinho.

A iniciativa visa recriar a experiência de caminhar pela cidade através das imagens que são acompanhadas por audiodescrição, recurso de acessibilidade que funciona como guia turístico no documentário.

O lançamento aconteceu no World Travel Market Latin America (WTM Latin America), feira internacional de turismo, em São Paulo.

“Em nossa cidade eu percebo que os atrativos mais recentes oferecem alguma acessibilidade arquitetônica, como a Casa de Jorge Amado e Zélia Gattai, mas essa acessibilidade é incompleta. Salvador ainda não tem um programa de acessibilidade cultural. Se uma pessoa vai visitar a cidade em cadeira de rodas não tem um roteiro divulgado pelos órgãos públicos sobre quais espaços são acessíveis e como é possível desfrutar a cidade”, comenta Ednilson Sacramento.

O documentário tem captação e edição de vídeo feita por Cadu Oliveira, roteiro de audiodescrição de Clara Carybé, narração de Adriana Urpia e gravação e edição da audiodescrição de Sérgio Nunes.

Confira o primeiro episódio Pela Luz dos Olhos Teus

Outros projetos

O jornalista, também  é responsável pelo podcast Cultura & Acessibilidade, que aborda a acessibilidade no turismo, tanto no Brasil quanto no exterior, em suas mais diversas etapas.

O programa entrevista agentes e guias de turismo, gestores, viajantes e pesquisadores para posicionar o turista com deficiência como consumidor e gerador de renda, além de difundir o turismo acessível como um direito das pessoas com deficiência.

O podcast está disponível no Spotify e tem entre as pessoas entrevistadas Fátima Monteiro, dona da agência de viagens Accessible Tour; Guiga Davi, especialista em turismo de aventura acessível; Ricardo García, consultor em acessibilidade no turismo com atuação na Europa, e Débora Haupt, proprietária de um airbnb diferente: uma casa na árvore acessível para cadeira de rodas.

Gostou da matéria?

Contribuindo na nossa campanha da Benfeitoria você recebe nosso jornal mensalmente em casa e apoia no desenvolvimento dos projetos da ANF.

Basta clicar no link para saber as instruções: Benfeitoria Agência de Notícias das Favelas

Conheça nossas redes sociais:

Instagram: https://www.instagram.com/agenciadenoticiasdasfavelas/
Facebook: https://www.facebook.com/agenciadenoticiasdasfavelas
Twitter: https://twitter.com/noticiasfavelas