Na última sexta-feira (29), o SINE Bahia e a Agência de Notícias das Favelas-ANF, uniram forças para promover uma dia de ação social para moradores do Bairro da Paz, periferia de Salvador.
Durante a ação foram oferecidos diversos sociais para a população local, como: intermediação de vaga de emprego, emissão de carteira de trabalho (digital), encaminhamento com carta para seleção, orientação para entrevista de emprego, além de orientação jurídica.
Os atendimentos aconteceram na sede da ANF para moradores de várias faixas etárias, que foram cadastrados previamente. Após a checagem dos dados e documentação, receberam um senha de confirmação. O serviço contemplou dezenas de pessoas.
Depoimentos
Maria Eduarda, 19, moradora do Bairro da Paz, acredita que essa ação conjunta é necessária para aqueles que estão em busca do seu primeiro emprego, principalmente os jovens, a considerar pela fila de espera onde esse público era a maioria.
“Eu acho muito importante, porque aqui (Bairro da Paz) tem muitos jovens que estão precisando de oportunidade para trabalhar, é muito difícil a gente conseguir ser contratado sem experiência. Eu achei interessante ter essa oportunidade, poderia ter mais vezes”.
Os moradores eram chamados por grupos para uma triagem, em seguida eram encaminhados para outras áreas de atendimento, de acordo com o serviço desejado, e finalizam com o atendimento e orientação do psicólogo (Elvis Oliveira), que ofereceu diversas dicas de como se comportar nas entrevistas de emprego, além de auxiliar na elaboração de currículos.
“A gente costuma dizer que você nunca tem uma segunda chance para causar uma boa impressão. Todo levantamento das informações do que é elaborado no Sine Bahia é com base nas deficiências que nós notamos dentro processos seletivos”, comenta Elvis Oliveira.
É extremamente importante que as pessoas recebam as informações e entendam que a qualificação é determinante também.
Elvis reforça que “o Sine Bahia, ele tem como objetivo central não apenas fazer essa intermediação de mão de obra, mas também a qualificação, porque de nada adianta a gente encaminhar as pessoas sem as devidas orientações para empresas e elas acabarem voltando novamente como números estatísticos”.
Segundo Elvis, “a questão da qualificação, é de suma importância para que esses números caiam. Algumas pessoas buscam informações outras nem tanto, mas o ideal é fazer a nossa parte, fazer justamente isso para elas, para que pelo menos causem curiosidade nelas.
As pessoas também receberam orientação jurídica, com a advogada previdenciarista Carla Vitória, que auxiliou sobre causas trabalhistas.
“Hoje tive uma oportunidade maravilhosa, estar aqui fazendo participando dessa parceria com a ANF e o Sine Bahia, ofertando além dos serviços de intermediação de mão de obra, oferecendo informação jurídica, porque muitas vezes a gente fica muito distante achando que não temos direito, que não é para mim”, afirma Carla.
Carla, ainda reforçou sobre sua participação na ação, “meu papel hoje, é está com ANF e também com o Sine e informar que você também pode, que você tem direito”.
O ex-superintendente do Sine Bahia, Marcelo Gavião, explicou sobre as atividades desenvolvidas pelo Sine Bahia.
“O Sine é muito mais do que sugestão de mão de obra. O trabalhador chega no Sine ele encontra o atendimento psicológico, advogado para poder fazer uma consulta sobre alguma questão trabalhista, além de intermediação com trabalhador autônomo”, relata Marcelo.
Para a realização desta ação houve a articulação de Valmir Santos, colaborador da ANF, em seguida uma reunião na SETRE- com a participação da secretaria executiva da ANF, Rose Vitório e do editor da ANF, Paulo de Almeida Filho.
A execução da atividade contou com a participação dos atendentes do SINE Bahia e sua coordenação, voluntárias da ANF (Agda Cardoso, Joice dos Anjos e Simone Cardoso), o estagiário da ANF Jadson Nascimento e Carla Vitória, advogada e colaboradora da ANF, além da supervisão de Paulo de Almeida Filho, editor da Agência de Notícias das Favelas-ANF.
Gostou da matéria?
Contribuindo na nossa campanha da Benfeitoria você recebe nosso jornal mensalmente em casa e apoia no desenvolvimento dos projetos da ANF.
Basta clicar no link para saber as instruções: Benfeitoria Agência de Notícias das Favelas
Conheça nossas redes sociais:
Instagram: https://www.instagram.com/agenciadenoticiasdasfavelas/
Facebook: https://www.facebook.com/agenciadenoticiasdasfavelas
Twitter: https://twitter.com/noticiasfavelas