A 10ª edição da ‘Feira Internacional de Turismo da Amazônia’ (FITA), será realizada entre os dias 5 e 8 de maio, na Estação das Docas, AV. MAL. HERMES, S/N-Campina, Belém- PA.
As inscrições estão abertas e podem ser feitas pelo site do evento.
A FITA é uma iniciativa estadual que deve reunir mais de 50 expositores de destinos do Pará e da Amazônia brasileira.
Haverá também programação técnica com workshops, painéis de debates, cursos de capacitação, palestras-show com convidados de destaque no âmbito nacional e atrações culturais.
O tema deste ano é “Turismo Inteligente: Conexões e Experiências Sustentáveis”, sendo Santarém o município escolhido como ‘destino anfitrião’ deste ano, ou seja, apesar de ocorrer em Belém, o evento vai enfatizar a região e as potencialidades da cidade de Santarém.
De acordo com a Secretaria de Estado de Turismo do Pará (Setur), o objetivo da FITA 2022 é fomentar o turismo na região e atualizar o público com novas tendências no ramo após a crise provocada pela pandemia.
“O setor de turismo é o que vem se recuperando mais rápido nesse momento de flexibilização da pandemia e a FITA vem pra acelerar esse processo na região, para que empresários e destinos possam se conectar com o seu público, se atualizar com as novas tendências do turismo e poder conduzir essa retomada que é necessária para a economia nesse momento”, explica o secretário de Turismo do Pará, André Dias.
Programação
A Feira começa na próxima quinta-feira (5), com solenidade de abertura às 19h, no Teatro Maria Sylvia Nunes. Na ocasião, haverá apresentações artísticas e culturais. O pavilhão de estandes da Feira já estará em funcionamento.
Já na manhã da sexta-feira (6), começa a programação temática da FITA, às 10h30, com capacitação técnica dos agentes de viagem e profissionais do setor sobre os destinos Belém, Salinas, Santarém e das Rotas Amazônicas Integradas (RAI).
No período da tarde serão realizados dois painéis temáticos de discussão, a partir das 14h: “Cidades Criativas”, com a participação de Virgínia Casado (Unesco), Leandro Lima (Cidade Criativa Salvador) e Lélio Costa (presidente da Codem). Em seguida, haverá o painel “Destinos Inteligentes” com Nicole Facuri (MTur), Gonzalo La Rosa (Ciudades del Futuro) e o consultor internacional Ítalo Mendes.