Belo Horizonte terá o 2º Congresso Nacional de Jornalismo Negro

Crédito: Coletivo Lena Santos

O 2° Congresso do Coletivo Lena Santos de Jornalistas Negras e Negros, será realizado
neste sábado, dia 14, a partir das 14h30, na sede da Academia Mineira de Letras, na Rua da Bahia, 1466, Centro de Belo Horizonte.

A data foi escolhida pelo simbolismo ao dia posterior à assinatura da Lei Áurea. A lei, inacabada, ainda hoje não garante os direitos básicos da população negra, que vive um eterno 14 de maio.

O evento tem o objetivo de ampliar a discussão sobre questões raciais que perpassam as mídias e conta com a parceria entre o Coletivo, a Academia e a Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji).

A programação terá duas mesas de discussão sobre jornalismo, além de uma apresentação cultural.

O encontro, realizado em parceria com a Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), trará duas mesas de debate, sendo a primeira Abrindo Caminhos – A presença e o pioneirismo negro nos veículos de comunicação, com a presença dos jornalistas Cláudio Henrique (Rede Minas), Márcia Maria Cruz (Estado de Minas) e Misael Avelino (Rádio Favela).

Já na segunda mesa, para discutir o combate às diversas formas de preconceito, o tema será “Escolhendo muito bem as palavras – Jornalismo e Responsabilidade Social” com os jornalistas Arthur Bugre, Etiene Martins e Zu Moreira (Globo Minas).

 

13 de maio de 1888. “Afinal, como canta Lazzo Matumbi, ‘no dia 14 de maio, ninguém me deu bola / eu tive que ser bom de bola pra sobreviver / […] pensaram que poderiam me fazer perder / mas minha alma resiste, meu corpo é de luta / […] eu sou o que sou, pois agora eu sei quem sou eu’”, afirma a organização do evento.

Coletivo Lena Santos

O Coletivo Lena Santos nasceu da ideia de mudar a realidade da comunicação brasileira, visto que o país tem uma população de mais de 50% que se autodeclara negra, e, por outro lado, conta com poucos jornalistas que representam os afro-brasileiros. Seu objetivo é a construção de uma comunicação antirracista e representativa.

Em apenas três anos de existência, O Coletivo Lena Santos já ocupa um espaço importante na discussão racial que perpassa a mídia brasileira, reunindo mais de 80 integrantes em diversos setores da comunicação. No ano de 2021, em sua primeira edição, o Notícia Preta participou do Congresso na mesa Constituir uma mídia negra no Brasil: desafios e conquistas.

Gostou da matéria?

Contribuindo na nossa campanha da Benfeitoria você recebe nosso jornal mensalmente em casa e apoia no desenvolvimento dos projetos da ANF.

Basta clicar no link para saber as instruções: Benfeitoria Agência de Notícias das Favelas

Conheça nossas redes sociais:

Instagram: https://www.instagram.com/agenciadenoticiasdasfavelas/
Facebook: https://www.facebook.com/agenciadenoticiasdasfavelas
Twitter: https://twitter.com/noticiasfavelas