Espectáculo “Afeto” aborda protagonismo feminino

Crédito: Divulgação

O Grupo Embaraça apresenta o espectáculo “Afeto”, de forma gratuita e com tradução em LIBRAS, histórias levantadas pelas suas criadoras – Fernanda Jacob e Tuanny Araujo, busca valorizar o protagonismo do feminino.

O enredo mostra duas mulheres pretas colocam em cena suas histórias, e desejam com isso arrancar a venda dos olhos de uma sociedade onde ao se nascer mulher e negra, se vive em estado de opressão.

Em cena como atrizes, Fernanda Jacob e Tuanny Araujo também assinam dramaturgia, direção e direção musical.

Com processos criativos multifacetados, o Embaraça mergulha em histórias que por vezes partem de universos pessoais e que constituem memórias coletivas para propor reflexões, sobre figuras e narrativas constantemente  silenciadas e apagadas, que fizeram e fazem parte da cultura do País.

A afetividade, ou melhor, a falta de afetividade, portanto, tornou-se palco de grandes indagações.

Desde os contextos da infância, adolescência e vida adulta, diversas mulheres negras têm relatos muito convergentes de como suas relações com afeto foram fragilizadas por dinâmicas e comportamentos racistas.

O chamado “gosto” diz muito sobre nossas escolhas e empatias, já que ainda vivemos em uma sociedade que se constrói a base de padrões embranquecidos. O que é considerado bonito, admirável e acolhido tem cor, e isso influencia diretamente na vida afetiva de mulheres pretas.

A motivação do Grupo Embaraça foi tecer e colocar em cena histórias que denunciem e transparecem a ótica destas mulheres. “Afeto” busca resgatar, através da poesia da cena, a subjetividade e humanidade destas mulheres que são violadas cotidianamente, fazendo com que o público tenha empatia com as histórias postas em cena e se debruçam neste espaço de reunião, debate e cura que o teatro promove.

O espetáculo “Afeto” será encenado no dia 27, às 15h, para alunos da rede pública de ensino, com idade acima de 16 anos, no Espaço Boca de Brasa Subúrbio 360, e no dia 29, às 17h, no Teatro Vila Velha, com ingressos a R$ 10,00 (a inteira) e R$ 5,00 (a meia).

A montagem chega a Salvador direto de Brasília, através da XXI edição do Festival do Teatro Brasileiro – FTB, que até 29 de maio realiza em cinco espaços da capital baiana uma série de eventos artísticos, educacionais e de qualificação profissional.

Gostou da matéria?

Contribuindo na nossa campanha da Benfeitoria você recebe nosso jornal mensalmente em casa e apoia no desenvolvimento dos projetos da ANF.

Basta clicar no link para saber as instruções: Benfeitoria Agência de Notícias das Favelas

Conheça nossas redes sociais:

Instagram: https://www.instagram.com/agenciadenoticiasdasfavelas/
Facebook: https://www.facebook.com/agenciadenoticiasdasfavelas
Twitter: https://twitter.com/noticiasfavelas