Meio ambiente e o descaso com a periferia

Meio ambiente
Saneamento básico, alimentação, saúde e moradia digna são alguns dos direitos humanos violados nas favelas - Crédito: Fernando Frazão/ Agência Brasil

Com o propósito de conscientizar às pessoas, neste domingo (5), é celebrado o Dia do Meio Ambiente. 

A escolha pelo dia, ocorreu em 1972, na capital da Suécia, Estolcomo e desde então, vem dando destaque a assuntos importantes sobre meio ambiental.


Como todos os anos, a Organização das Nações Unidas (ONU), elege um tema para nortear as pautas de discussões e para 2022, o tema encarregado para a mobilização é: “Uma só Terra”.

O objetivo do tema é lembrar tanto para a população quanto aos governantes, sobre a importância que o meio ambiente tem para a vida humana e animal, especialmente para às pessoas que moram nas periferias, que são afetadas pela falta de planejamento habitacional e desenvolvimento ambiental.


Mesmo existindo o dia do Meio Ambiente, a falta de sustentabilidade nas favelas é explícita, dificultando a convivência da população periférica, que sofre com o descaso principalmente dos órgãos públicos, em relação aos cuidados ambientais nas favelas.

A falta de saneamento básico, higiene, a poluição, o desmatamento, interfere no ciclo natural, acarretando inclusive em acidentes e tragédias envolvendo fenômenos da natureza, como o que tem acontecido recentemente nos estados do nordeste.

Gostou da matéria?

Contribuindo na nossa campanha da Benfeitoria você recebe nosso jornal mensalmente em casa e apoia no desenvolvimento dos projetos da ANF.

Basta clicar no link para saber as instruções: Benfeitoria Agência de Notícias das Favelas

Conheça nossas redes sociais:

Instagram: https://www.instagram.com/agenciadenoticiasdasfavelas/

Facebook: https://www.facebook.com/agenciadenoticiasdasfavelas

Twitter: https://twitter.com/noticiasfavelas