As ameaças à liberdade de Imprensa

O ano de 2022 é de fato marcante para os defensores de Direitos Humanos, nesta data 07 de Junho que é celebrado o Dia Nacional da Liberdade de Imprensa, temos pouco que comemorar.

As favelas continuam tendo seus direitos silenciados e violados de maneira cruel. Os defensores de Direitos Humanos, que habitam nestes territórios e utilizam a liberdade de Imprensa, como principal vertente de denuncias sofrem com as intensas perseguições.

A violência do Estado

No mês de Abril de 2022 o Rio de Janeiro recebeu a visita do Relator Especial da ONU Clément Voule em reunião com Comunicadores Comunitários e Ativistas Sociais de favelas. Os relatos foram supreendes principalmente sobre a violência do Estado.

Clément Voule é africano do Togo (entre Benin e Gana) apesar da realidade semelhante no continente africano, ele ouviu a todos e dentre as questões que mais foi ressaltada pelos defensores de Direitos Humanos presente foi sobre as operações policiais nas favelas e os péssimos resultados que essa medida de segurança do Estado gera para a população

As mães enlutadas, os moradores removidos pelas obras turísticas nas favelas, as ameaças no período eleitoral os ambulantes e empreendedores informais e o extermínio da juventude negra foram as pautas mais citadas.

As ameaças a liberdade de imprensa em um país que é democrático de forma alguma pode ser toleradas. Embora a sociedade civil esteja cada vez mais organizada, o  Estado  também está pronto para oprimir.

A voz da favela não se cala com opressão.

Gostou da matéria?

Contribuindo na nossa campanha da Benfeitoria você recebe nosso jornal mensalmente em casa e apoia no desenvolvimento dos projetos da ANF.

Basta clicar no link para saber as instruções: Benfeitoria Agência de Notícias das Favelas

Conheça nossas redes sociais:

Instagram: https://www.instagram.com/agenciadenoticiasdasfavelas/

Facebook: https://www.facebook.com/agenciadenoticiasdasfavelas

Twitter: https://twitter.com/noticiasfavelas

 

Artigo anteriorCajazeiras terá a 2ª edição do Festival Literário Nacional
Próximo artigoRocinha Recicla vai retirar 30 toneladas de plástico por mês da favela
Monica Xavier
Empreendedora de Sonhos! Essa frase me define um pouco, Mônica "Combatente" Xavier é a mãe do Malcolm e da Aysha. Moradora de Vigário Geral - RJ, neta de nordestinos, filha de costureira, rapper, ativista social, formada em Gestão de Marketing, generalista em Direitos Humanos, comunicação, cinema, produção cultural e Mentora em Marketing Digital Sustentável (um conceito de marketing baseado nos 3 pilares da sustentabilidade , são eles: Social, cultural e ambiental. Logo a sustentabilidade significa sobrevivência e nossos valores aquilombados ancestrais nos potencializam em meios aos desafios dos ambientes hostis das periferias e favelas com objetivo de transformar mazelas em oportunidades propositivas). Atualmente estou no programa de empreendedorismo social D.A.M.A.S - Dedicadas A Movimentar Ações Sustentáveis. Sou voluntária do IDI, do PASES-RJ, AEFERJ e Diretora Executiva da Getsemani Produções. E sigo empreendendo sonhos e transformando realidades!!! @combatentexavier