Cirandas Pretas é um projeto pedagógico com práticas em uma educação afrocentrada e que realiza atividades lúdicas para crianças e adolescentes das periferias de Salvador.
No último sábado, 11, aconteceu mais uma edição do Cirandas Pretas, no CEPAIA, centro histórico de Salvador, com a participação de crianças e seus responsáveis. Com foco nas referências negras que não estão nas páginas dos livros didáticos.
Nesta ação, as crianças foram protagonistas da oficina de Abayomi junto com a oficineira Miralva Nascimento e também tiveram contato com a história de Luís Gama, através do advogado Cláudio Fonseca.
Além das oficinas, o público participou de uma roda de conversa sobre o Quilombo dos Palmares, com o historiador Henrique Jionan, sobre a importância da educação com o Conselheiro Tutelar William Teles e do Babalorixá e escritor Joaquim Azevedo.
O projeto busca a inclusão de sujeitos negros/negras no processo da construção do protagonismo no processo de letramento, que esses sujeitos foram excluídos das páginas da história.
O Projeto Pedagógico Cirandas Pretas é uma idealização do educador e pedagogo Valter Sales. “Vou aprender a ler para ensinar os meus camaradas”.
Gostou da matéria?
Contribuindo na nossa campanha da Benfeitoria você recebe nosso jornal mensalmente em casa e apoia no desenvolvimento dos projetos da ANF.
Basta clicar no link para saber as instruções: Benfeitoria Agência de Notícias das Favelas
Conheça nossas redes sociais:
Instagram: https://www.instagram.com/agenciadenoticiasdasfavelas/
Facebook: https://www.facebook.com/agenciadenoticiasdasfavelas
Twitter: https://twitter.com/noticiasfavelas