O programa Escolas2030, lançado em 2020, corrobora no desenvolvimento e disseminação de boas práticas para a educação de qualidade de crianças e jovens, além de ajudar o poder público e organizações educativas locais a alcançar o Objetivo do Desenvolvimento Sustentável 4 (ODS) estabelecido pela Organização das Nações Unidas desde 2015.
Segundo o portal do Escolas2030, trata-se de um programa global de pesquisa-ação que busca criar novos parâmetros para a avaliação da aprendizagem com base na prática da educação integral e transformadora, com vistas a garantir o Objetivo do Desenvolvimento Sustentável 4.
O portal ainda informa que o programa envolve mil organizações educativas de dez países, sendo cem delas no Brasil, que atuam como “laboratórios de inovação” para uma educação integral e transformadora.
O conjunto de países que compõe o programa no período de 2020 a 2030: Brasil, Afeganistão, Índia, Paquistão, Portugal, Quênia, Quirquistão, Tajiquistão, Tanzânia e Uganda.
Na Bahia, por exemplo, fazem parte do programa os Centros Juvenis de Ciência e Cultura (CJCC); Escola Comunitária Luiza Mahin.
A iniciativa em nosso país é coordenada pela Ashoka e pela Faculdade de São Paulo (USP), com apoio do Itaú Social e Imaginable Futures, enquanto a metodologia de pesquisa-ação ”consiste em um processo colaborativo entre os atores educativos, que elaboram e implementam soluções de aprendizagem, avaliam seus resultados e compartilham seus conhecimentos em encontros nacionais e internacionais”.
Das ações realizadas destacam-se o Curso de Extensão Universitária, Jornada de Formação 2023, Escolas2030, Educação Integral e Transformadora; ´o seminário sobre educação antirracista, que produziu recomendações para a promoção da equidade e da diversidade nas organizações educativas; o webinário sobre o novo ensino médio, que apresentou propostas de escolas inovadoras e estudantes para a reforma curricular; e o Fórum Regional Nordeste, que articulou as organizações educativas da região para fortalecer suas redes e parcerias´.
O programa Escolas2030 ‘é uma oportunidade para que as organizações educativas brasileiras possam mostrar suas experiências e aprendizados, além de se inspirar nas práticas de outros países, para construir uma educação mais inclusiva, equitativa e de qualidade para todas e todos’.
Mais informação sobre o programa Escolas2030 acesse o Instagram.