fau2

Com a ebulição das artes que interferem e retratam o cotidiano da cidade, acontece de 12 a 15 de dezembro a primeira edição da FAU 021 – Feira de Arte Urbana do Rio de Janeiro. Com atividades em Copacabana e na Lapa, a programação promoverá um intercâmbio das manifestações que compõe o histórico underground da cultura carioca: grafite, skate, moda, cinema, teatro, circo, intervenções audiovisuais, batalha de games e três palcos com shows de rap, funk,  charme e samba.

Festival de filmes FAU021, que começa no dia 12 e termina no dia 14 de dezembro, exibe filme sobre arte urbana e suas vertentes, com curadoria de Bernardo Mendes e Paulinho Sacramento. Sempre ao final dos filmes, a partir da 23hs, acontecem as “Janelas poéticas” comandadas por Bernardo Mendes. “Ocupando espaços da cidade, surgiu o movimento artístico de resistência ‘Contrabando Poético’. A ideia é intervir em pontos diferentes da galeria e dentro da própria sala de cinema, usando a poesia como recurso de revolução. O slogan é ‘Fui crime, serei Poesia’, frase do poeta Pereira Lima, meu avô homenageado do ano.”, explica o ator Bernardo.

SERVIÇO:

FESTIVAL DE FILMES FAU 021 – Feira de Arte Urbana do Rio de Janeiro

Data: 12 a 14 de dezembro de 2013 – Quinta a Sábado, às 21hs, no Cine Jóia

Endereço: Avenida Nossa Senhora de Copacabana – 680 – Subsolo/Loja H

Encerramento com Janela Poética, com curadoria de Bernardo Mendes e Paulinho Sacramento

PROGRAMAÇÃO :

12 de dezembro. Às 21h: “Sem Nome” e “Vendedor de Alegria”, de Rogério Fonseca (Brasil, 2000 – Road, o Miguel Salgado, conta das pixações antigas do muro do Jóquei do Rio de Janeiro); “Intervenha Aqui”, de Sidney Dore, (Brasil, 2012 – Quando o papel fica pequeno para o tamanho da mensagem, os muros aparecem coloridos. Sobre grafite, stêncil e lambe lambe nas ruas do Rio). Às 21h30: Fela Kuti – A Musica é a arma do futuro, de Jean-Jacques Flori e Stéphane Tchalgadjieff (Nigéria/França, 1982). Às 22h30: Janela de intervenção poética com Bernardo Mendes, Pereira Lima, Carol Lago e Lucas Lisboa.

13 de dezembro. Às 21h: “Sexta Feira 13 – O dia do terror”, de Marcelo Mac e Paulinho Sacramento. (Brasil, 2012- Bate papo com algumas intervenções musicais e poéticas de amigos que fizeram uma homenagem ao poeta e performer Ericson Pires, que faleceu em março de 2012); “Basquiat”, de Tamra Davis, (EUA, 1988); Às 22h30: Janela de intervenção poética com Bernardo Mendes, Pedro Tuane Rocha, João Velho e Botika.

14 de dezembro. Às 21h: “O Mangueador”, de Rogério Fonseca (Brasil, 2012 – Pedinte que conta estórias para conseguir dinheiro ou comida através de doação); “Bijari”, de Bijari (Brasil, 2011– Retrata a interveção com João-bobos instalados sobre a Praça Do Patriarca – centro de São Paulo – durante a hora do rush. Os pedestres e os infláveis inertes até que alguns deles começam a balançar aqui e ali… Pof!Pow!);  “Pista de Skate de Nova Iguaçu”, do Vj Paulo China. (Brasil, 2013 – Nos anos 70, o município de Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, ganhou a primeira pista de skate da América Latina. Com 37 anos de existência e com a passagem de muitos skatistas, o documentário mostra como a pista modificou o cotidiano do estado do Rio de Janeiro, se tornando um dos berços do Skate Brasileiro e Mundial).