Após formar 224 mulheres no Caju, no primeiro semestre, o projeto A Arte Gerando Renda abre mais 300 vagas, a partir do dia 18 de julho. Lançado em 2014, as oficinas de capacitação profissional gratuitas já beneficiaram mais de 4 mil alunos (sendo 98% mulheres) de diversas comunidades do Rio de Janeiro.
As inscrições iniciam em 18 de julho. Para participar a única exigência é ter mais de 15 anos. O foco são moradores das comunidades cariocas, mas o projeto é aberto a todos
Os cursos oferecidos são Maquiagem Social, Maquiagem Artística, Tranças e Turbantes, Fantasias e Adereços, Decoração e Alongamento de Unhas e Artesanato. Com duração de 10 semanas, todos os cursos são gratuitos, incluindo material e uniforme.
Para Voltar ao Mercado de Trabalho
O fundador da ONG Favela Mundo, Marcello Andriotti, comemora o sucesso do projeto no Caju e a continuidade das atividades na comunidade: “Após passar por seis comunidades, desde 2014. Foi uma enorme surpresa o sucesso do projeto no Complexo do Caju, que tanto precisa de cursos de capacitação profissional. Tivemos alunos de mais de 20 bairros da cidade e esperamos que essas novas vagas deem oportunidade a pessoas de outras localidades. O projeto é aberto a todos e desde maio estamos tendo procura para novas turmas. Chegou o momento, então, de se matricular e aumentar a renda familiar!”, comenta Marcello Andriotti, fundador da ONG Favela Mundo, realizadora do projeto.
Durante o curso os alunos também recebem treinamento para abertura do MEI, criação e adequação de currículo, apresentação pessoal e de como divulgar seu trabalho nas redes sociais.
Prata da Casa
Algumas alunas se destacam tanto no mercado de trabalho que acabam sendo contratadas como professoras: “Acompanhamos de perto o desenvolvimento profissionais delas e vemos brilharem no mercado, algumas desenvolvem técnicas exclusivas. Por isso não perderíamos a oportunidade de trazê-las de volta. Elas, mais do que ninguém, são as inspirações da nova geração, muitos pensam que se elas conseguiram, eles também podem, e acabam se espelhando e se esforçando ainda mais”, aponta Andriotti.
Casos de Sucesso
Um desses exemplos é o da ex-aluna Rosangela Pereira, que se formou em Maquiagem Artística na primeira turma, em 2014. De lá para cá alçou grandes voos: a make-up artist chefiou nos últimos desfiles uma equipe com mais de 60 profissionais que foram responsáveis por maquiar alas e destaques da Mangueira, Beija-flor, Unidos da Tijuca, Imperatriz Leopoldinense, entre outras. “Nossa equipe é formada por várias ex-alunas. Todo ano é uma responsabilidade muito grande, mas também é um prazer enorme. Ensino técnicas que deixam os integrantes incríveis, em um curto espaço de tempo”, conta a artista da maquiagem.
Serviço
A Arte Gerando Renda abre inscrições, em 18 de julho, para 300 vagas em oficinas gratuitas presenciais de maquiagem social, maquiagem artística, decoração de unhas, fantasias e adereços, artesanato e tranças e turbantes. Para se inscrever é necessário ter mais de 15 anos.
Local: Rua General Sampaio, 74 fundos, Caju. Na Associação A Arte Salva Vidas.
Informações: www.favelamundo.org.br ou (021) 2236-4129.
Gostou da matéria?
Contribuindo na nossa campanha da Benfeitoria você recebe nosso jornal mensalmente em casa e apoia no desenvolvimento dos projetos da ANF.
Basta clicar no link para saber as instruções: Benfeitoria Agência de Notícias das Favelas
Conheça nossas redes sociais:
Instagram: https://www.instagram.com/agenciadenoticiasdasfavelas/
Facebook: https://www.facebook.com/agenciadenoticiasdasfavelas
Twitter: https://twitter.com/noticiasfavelas