arte
Olhares infantis no Sarau da Independência na Rocinha - Créditos: Ana Letícia e Dayane Santos

Meninas da favela da Rocinha se encantam com as câmeras e registram o Sarau da Independência

A Casa de Cultura da Rocinha da Rua Um, sob gestão de Maurício “Soca” Fagundes,  foi reaberta e, logo no primeiro evento, a participação das crianças mostrou o quanto a arte encanta. No Sarau da Independência, realizado em 07 de setembro, com apresentações de diversos artistas periféricos, a adesão do público infantil surpreendeu a todos, inclusive os fotógrafos da Agência de Notícias das Favelas, presente na cobertura.

Entre as crianças que procuraram as câmeras estavam Ana Letícia (12) e Dayane Santos (12). As duas meninas são moradoras da Rocinha, e quando abordadas pela equipe para fotos, logo se mostraram bastante interessadas em saber como aqueles registros eram feitos. 

”Podemos ver a câmera?” – perguntou Ana Letícia.

”Posso apagar as fotos que eu não gostar?”, indagou Dayane, logo em seguida. 

E com tanto interesse demonstrado, a equipe não só as deixou ver como também emprestou o equipamento para que elas pudessem sentir a emoção de fotografar. E assim, durante boa parte do tempo, as câmeras circularam nas mãos das duas, que foram aprendendo a manuseá-las de forma independente. 

Sempre muito atentas ao que estava acontecendo através da tela, iam enquadrando da forma como a criatividade se manifestava. A cada foto, uma história. Narrativas que ficaram muito bem contadas pelos próprios moradores, dos olhares mais puros em conexão com o coração, e com a melhor essência: a da criança. 

Matéria publicada originalmente no jornal A Voz da Favela edição (outubro/2021)

Você já leu a matéria sobre o combate às fake news? Confira agora.

Gostou da matéria?

Contribuindo na nossa campanha da Benfeitoria você recebe nosso jornal mensalmente em casa e apoia no desenvolvimento dos projetos da ANF.

Basta clicar no link para saber as instruções: Benfeitoria Agência de Notícias das Favelas

Conheça nossas redes sociais:

Instagram: https://www.instagram.com/agenciadenoticiasdasfavelas/
Facebook: https://www.facebook.com/agenciadenoticiasdasfavelas
Twitter: https://twitter.com/noticiasfavelas