O projeto social inspirado no livro infantil “A Centopeia Coralina”, de Alê Nereu, visa atender estudantes em situação de vulnerabilidade social, em Lauro de Freitas, Região Metropolitana de Salvador-Bahia. Desde outubro de 2023, a autora lidera uma campanha para arrecadar calçados destinados a estudantes em situação de vulnerabilidade social na região. Uma realidade muitas vezes invisível, onde alguns alunos frequentam as escolas utilizando apenas chinelos de dedo.
A iniciativa, apoiada por diversas empresas e instituições locais, como associações comunitárias, escolas e clubes esportivos, tem como objetivo principal a arrecadação e doação de tênis novos e usados, devidamente higienizados, para beneficiar alunos da rede pública de ensino. “Cada par de sapato doado é mais que um acessório. É um sorriso, é conforto, é esperança”, afirma Alê.
Além de fornecer calçados, o projeto destaca a importância da literatura infantil como uma ferramenta para inspirar ações positivas e transformadoras. Ao encantar os pequenos leitores com a história da Centopeia Coralina, também busca despertar um espírito de solidariedade e empatia desde a infância. Com uma meta inicial de arrecadar 100 pares de tênis, o projeto superou as expectativas, alcançando a marca de 350 doações.
As doações foram distribuídas para várias escolas da região, incluindo a Escola Vida Nova, Escola Jovina Moreira, Teatro Eliete Teles (escola de arte educação), Escola Anísio Teixeira Classe IV, Escola Américo Simas, Creche UFBA e Quilombo do Quingoma. Alê Nereu destaca a importância de despertar a consciência social das crianças desde cedo, incentivando a solidariedade e plantando a semente para uma consciência cidadã mais ampla no futuro.
Para participar do projeto ou contribuir com doações, os interessados podem entrar em contato através do telefone celular (71) 99275-5815 (WhatsApp) ou pelo @canalprioridadezero.
A trajetória da autora
Alê Nereu, 51, escritora, palestrante e conselheira de Cultura em Lauro de Freitas, é uma profissional com vasta experiência em diversas áreas, incluindo Letras, Pedagogia, Jornalismo Digital e Mestra em Educação. Sua paixão por histórias, letras e pessoas, motivou na criação do canal “Prioridade Zero”, exclusivo na abordagem sobre temas de educação, evidenciando como a literatura e a solidariedade podem se unir para abordar questões educacionais de forma transversal, conectando-as com os problemas reais da sociedade.