A desumanidade do sistema capitalista e a busca incessante por lucros

Créditos : Foto: Studio Júnior Nascimento

Ontem, ribeirinhos de algumas cidades no interior da Bahia sofreram com o transbordamento de uma barragem. Em torno de 100 famílias estão desalojadas e tiveram as suas casas destruídas. Situação extremamente desumana, pois muitas dessas pessoas só tinham as suas casas como lugar para morar e agora estão jogadas às ruas.
O pior é que esses acontecimentos não podem ser entendidos como desastres ou acidentes, pois se tratam de construções em que os seus idealizadores e lucradores não estão preocupados com as vidas que cercam tais barragens, basta a gente lembrar de que as barragens que atingiram Mariana e brumadinho já haviam sido avisadas sobre o perigo de estourarem e nada foi feito. Nada!!!!
Não se pode colocar vidas em risco em nome de lucros, não se pode destruir sonhos de pessoas para ganhar dinheiro. Que sociedade é essa que vivemos que o papel bordado vale mais que um ser humano? Não podemos naturalizar isso e seguir, precisamos barrar isso, precisamos questionar esses governos que apoiam essas empresas, é necessário sair às ruas e dizer chega.
Ontem foi com eles e não vai demorar para ser conosco, pode ser que não seja a barragem, mas helicópteros andam atirando de cima para baixo em favelas para garantir a segurança dos lucradores. Toda solidariedade às nossas irmãs e irmãos das cidades atingidas.