Para o sociólogo francês Pierre Bourdieu, em suas análises sobre o campo educacional, “cada família transmite a seus filhos, mais por vias indiretas que diretas, um certo capital cultural e um certo ethos, sistema de valores implícitos e profundamente interiorizados” (BOURDIEU, 2007: 41, 42)¹. Dessa forma, se levarmos em conta que o “sucesso escolar” está associado a uma pré-disposição para o conhecimento que, por sua vez, se relaciona bastante ao “capital cultural” que as crianças levam de suas casas para a escola, afirmar que “a educação começa em casa” pode ser uma frase tão verdadeira quanto cínica. Em outras palavras, é importante ressaltar que nem todas as informações necessárias para esse “conhecimento” são levadas de casa para escola.
Nesse sentido, vale questionar o que está sendo chamado de “educação”, quando se diz que “a educação começa em casa”. Em todas as casas, igualmente? Será que está sendo considerado que a falta de interesse do estudante em sala de aula pode se referir a um modelo de escola conservador que não se comunica com as classes populares, por exemplo? Porque, entre outras razões para o “fracasso escolar”, pode ser destacado o grande abismo entre a linguagem utilizada em sala de aula e em casa. Na lógica de identificação dos mais “esforçados” e “motivados”, o que está sendo identificado é qual estudante tem o maior capital cultural – que, na maioria das vezes, está relacionado ao capital econômico de quem mais tem acesso às galerias de arte, a curso de idioma, à biblioteca, à aula particular de “reforço escolar”…
E tem gente que não problematiza a escola meritocrática… E tem gente que é contra as ações afirmativas… E tem gente que acha que políticas sociais não passam de populismo… E tem gente que acha que todos os estudantes têm as mesmas oportunidades para passar na peneira que é o Vestibular… E tem gente que não acredita que, em alguns casos, ser aprovado ainda é uma questão de “boa sorte”; noutros casos, uma questão de “eu já sabia”. E tem gente que naturaliza que “a educação começa em casa”…
¹ BOURDIEU, Pierre. Escritos de Educação. In: NOGUEIRA, Maria Alice; CATANI, Afrânio (orgs.). Pierre Bourdieu: escritos de educação. 9. Ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2007.