O sistema de alerta e alarme para chuvas fortes nas favelas vai alertar mais de 3.275 famílias que residem em áreas de risco do Complexo do Alemão, Lins de Vasconcelos, Engenho Novo e Vidigal dos possiveis desmoronamentos de encostas, porém o que o estado e a defesa civil não prevê, é o que de fato ocorrerá nas próximas datas de dias e noites chuvosas dentro de cada favela. Os moradores passaram por um simulado e todos nós sabemos que em um simulado já sabemos qual é a resposta. E como vimos uma encenação do que poderá ser feito com o aviso das sirenes em dias de fortes chuvas, deu tudo certo! Parabéns ao nosso prefeito e a defesa civil pelo bom desempenho!
Então somente nós resta esperar o tempo passar e vir as chuvas, porque nós moradores sabemos o que há muitos anos passamos e as dificuldades enfrentadas quando chegam os temporais. Com as obras do PAC muitas casas foram demolidas, muitos becos foram alargados, muito entulho deixados pelos caminhos e nenhuma obra de manutenção ou de redes de escoamento ou de contenção foi feita em muitos pontos do Complexo do Alemão e em outras favelas. Não foi avaliado o caminho que as águas farão agora, por onde fluirá as águas das chuvas fortes e nem tão pouco foi pesquisado pela defesa civil os pontos críticos que as demolições deixarão, puro descaso.
Se já passávamos por dificuldades imaginem agora, a vergonha do cidadão que vive aqui dentro do Complexo agora é ver sua comunidade no antes e no depois, sem a menor melhoria nos pontos escondidos, que nem do auto do teleférico se nota. Pedir ao prefeito uma avaliação do que realmente precisamos é difícil, pedir a defesa civil que nos visite e avaliem nossas casas é complicado, por que se interditada não nós dão outra opção.
Falhas no sistema de alarme já se prevê acontecimentos trágicos, só nos resta pedir ajuda aos céus e a Deus para que não aconteça nenhum desmoronamento, para que enfim seja realmente feito e investido em nossa área por segurança que tentam aparentar ter e os serviços que não forão feitos.
Na Foto acima, um beco no Complexo do Alemão em um dia de pancada de chuva. Sempre que chove o morador não consegue sair de casa por que a água da chuva junta com o esgoto e faz esse caminho. É como se fosse uma cachoeira com força total levando tudo pela frente..