O dia a dia na maior horta comunitária da América Latina
Subir em árvores, apreciar o sabor das frutas tiradas do pé, conhecer as plantas e todo o poder que elas têm para a vida desde a primeira infância faz parte do cotidiano de Wesley e Wendell, moradores da Favela de Manguinhos.
Também é nesse território de periferia que se localiza a maior horta comunitária da América Latina, criada em 2013 pelo Programa Hortas Cariocas, da Prefeitura do Rio.
Caminhando entre os cultivos, as crianças identificam cada um, mostrando onde estão plantados os tomates, couves, pé de acerola, milho, bananeira; uma atividade que parecia tão divertida como as brincadeiras mais comuns da infância.
Quando as crianças podem tocar nos alimentos, aprender como nascem e crescem, aguçar os sentidos, e o principal, acessar a autonomia de plantar seu próprio alimento, um novo olhar sobre o que consomem é criado.
Essa experiência, tão importante para o desenvolvimento da consciência ambiental, ajuda a educar através da pedagogia do encantamento, trazendo o prazer do pé na terra, o contato e cuidado com a natureza, seus ciclos naturais, e o estímulo da sensibilidade.
Matéria publicada originalmente no jornal A Voz da Favela edição (outubro/2021)
Você já leu a matéria sobre a Marcha das Favelas? Confira agora.
Gostou da matéria?
Contribuindo na nossa campanha da Benfeitoria você recebe nosso jornal mensalmente em casa e apoia no desenvolvimento dos projetos da ANF.
Basta clicar no link para saber as instruções: Benfeitoria Agência de Notícias das Favelas
Conheça nossas redes sociais:
Instagram: https://www.instagram.com/agenciadenoticiasdasfavelas/
Facebook: https://www.facebook.com/agenciadenoticiasdasfavelas
Twitter: https://twitter.com/noticiasfavelas