Estão abertas até o dia 15 as inscrições do projeto “Mostra de Poesia Infanto-Juvenil da Maré”, contemplado pela Chamada Pública “Novas formas de fazer arte, cultura e
comunicação nas favelas 2020 realizada pela Redes da Maré”. Pablo Marcelino, de 23 anos, morador da Vila do João, no Complexo da Maré, é um dos criadores e curadores da Mostra de poesia e se descreve como “cria de favela, artista em movimento e comunicador popular”. “O propósito desse projeto é estimular a criança a usar sua criatividade e se expressar em relação a pandemia e a quarentena”, disse.
A Mostra ocorrerá no canal do Youtube criado pela própria produção do projeto. De acordo com o texto do regulamento do projeto, “o participante deverá produzir uma poesia em que pode ser lida, de até um minuto em formato horizontal sobre temas que estejam relacionados à pandemia provocada pela covid-19, como educação à distância, saúde, isolamento social, ciência, entretenimento e saúde mental”. Quem tiver mais visualizações em seu vídeo, receberá o valor de 300 reais, que será depositado na conta bancária de um responsável legal em até 72 horas.
Pablo, que é ator desde os 10 anos, diz que foi no teatro que teve um maior contato com a escrita criativa. “Eu tinha muito contato com a escrita e com a pesquisa de campo na favela, fatores que me estimulam até hoje a produzir arte para e com a favela”, disse. Antes de ser um dos criadores da Mostra de Poesia, ele também participou do projeto de literatura chamado “Literatura Comunica”, que lhe deu a oportunidade de ir para Angola, na cidade de Luanda em 2018, onde fez um trabalho com moradores, que se encontravam em vulnerabilidade social, com leituras de Carolina Maria de Jesus e rodas de leitura estudando a literatura da autora brasileira.
A Mostra de Poesia Infanto-Juvenil da Maré está dividida nas seguintes categorias:
Participantes infanto-juvenil de 10 a 11 anos
Participantes infanto-juvenil de 12 a 13 anos
Participantes infanto-juvenil de 14 a 15 anos
E em cada categoria serão selecionados até 12 participantes. O material produzido deve ser enviado por meio do Whatsapp número (21) 98159-0758 e contendo as seguintes informações: nome completo, idade, qual dos 16 conjuntos de Favela da Maré reside e título da poesia. Além disso para não ser desclassificado deverá, também, assinar o termo de autorização de imagem do projeto. Ganha quem possuir mais curtidas no vídeo enviado e publicado no canal da Mostra pela própria produção. A votação será aberta ao público e caso haja empate será feito um sorteio entre os empatados e divulgado no próprio canal do Youtube.
Caso seja morador de uma das 16 favelas do Complexo da Maré, tenha entre 10 e 15 e esteja interessado no concurso, basta acessar o formulário de inscrição aqui.
Em caso de dúvidas basta enviá-las para o e-mail: maremostrapoesia@gmail.com