Abaixo-assinado defende chargista que mostrou Bolsonaro nazista na pandemia

Charge de Aroeira que provocou a ira do ministro - Reprodução

Artistas e intelectuais de diversos setores promovem abaixo-assinado de apoio ao cartunista Renato Aroeira, autor da charge de Bolsonaro sobre a qual o ministro da Justiça, André Mendonça mandou instaurar inquérito com base na Lei de Segurança Nacional. Como no fundamentalismo islâmico em que o profeta Maomé é intocável, Mendonça, que chamou Bolsonaro de profeta na posse, acredita que também na democracia brasileira o presidente não pode ser alvo de piadas, risos, deboche, escárnio e mal-dizer. Leia o manifesto e participe da reação.

“Nós, artistas, escritores, jornalistas, cientistas e professores, que não podemos viver e trabalhar sem democracia e liberdade, repudiamos frontalmente a declaração do Sr. Ministro da Justiça, André Luiz Mendonça, que ameaçou instaurar inquérito contra o grande artista gráfico Renato Aroeira.

O ministro viu ameaças à “segurança nacional” (sic) numa charge em que Aroeira ironiza as falas do Presidente da República incitando seus seguidores a invadirem e filmarem hospitais. Ao dizer que um desenho de humor leva perigo à integridade do Estado, o ministro expressa um delírio fanático e alimenta as fantasias totalitárias dos criminosos que promovem ataques crescentes contra a democracia no Brasil.

Não aceitamos mais delírios obscurantistas. Não aceitamos intimidações. Abaixo o autoritarismo.

E amparados no Artigo Quinto da Constituição Brasileira, dizemos “não” à censura, em solidariedade ao artista Renato Aroeira e ao jornalista Ricardo Noblat, que postou a charge em seu “Blog do Noblat”.”

Link para o abaixo-assinado: https://www.change.org/p/minist%C3%A9rio-da-justi%C3%A7a-pela-liberdade-de-express%C3%A3o-em-solidariedade-ao-cartunista-aroeira