Reportagem publicada no jornal A Voz da Favela – Recife de janeiro de 2020
De quem é a responsabilidade por cães e gatos deixados em vias públicas?
Ao escolhermos a companhia de animais de estimação, precisamos estar atentos às suas necessidades, cuidando deles da melhor maneira possível. Entretanto, muita gente não tem essa consciência dessa responsabilidade e abandona animais em vias públicas. Os motivos são variados: cria indesejada, adoecimento ou velhice do animal. Para se livrar do incômodo, muitos tutores escolhem “descartar” os bichos em praças, avenidas e/ou feiras públicas.
Estudante de Medicina Veterinária, Elisabeth Regina (32) é moradora da Vila Santa Luzia, na Torre, Zona Norte do Recife, e observa que os animais também sofrem como nós, humanos, e não se trata apenas de dor física. “Já é comprovado que animais são seres sencientes, que têm sentimentos e sofrem muito ao serem abandonados”, afirma.
A adoção dos animais de rua é a melhor forma de ampará-los. Mas, não sendo possível adotar, há outros meios de ajudá-los dando-lhes água e comida. Uma alternativa para isso são os comedouros e bebedouros feitos com canos de PVC, que servem de reservatórios para ajudarmos cães e gatos que vivem nas ruas. Porém, não basta retirar a tampa e colocar água e/ou comida para os animais. É preciso manter esses reservatórios limpos e renovar o seu abastecimento. Assim, evita-se que os animais se alimentem e bebam água que não contribuam para seu bem estar.
Outra questão importante é a castração. Elizabeth explica que no Recife existem várias possibilidades de baixo custo para essa intervenção. “Temos clínicas veterinárias populares e até mesmo castração gratuita no Hospital Veterinário do Recife para quem mora na cidade”, sugere. Há também o Hospital Veterinário do Departamento de Medicina da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), que presta atendimento, exames e cirurgias aos animais de estimação.
Para mais informações sobre como funcionam esses órgãos e como podemos ajudar nossos animais, seguem os contatos:
Hospital Veterinário da UFRPE (81) 3484-9937
Hospital Veterinário do Recife: (81) 3446-9126 (consultas) e (81) 3446-9808 / 3224-3001 (castração).