Estão abertas, as inscrições para o ABAYOMI – Encontro de Mulheres Pretas da Cultura Popular.
O encontro visa possibilitar conhecimento sobre cultura afro-brasileira e história de luta e resistência das mulheres negras aos processos de desumanização da mulher e das crianças negras, assim como proporcionar reflexões sobre a construção de identidades, considerando a representação simbólica e política das bonecas.
As inscrições podem ser feitas até o dia 08 de julho de 2021, e estão sendo oferecidas 50 vagas para mulheres de qualquer lugar do mundo.
Devido a pandemia da Covid-19, o evento acontecerá na modalidade virtual nos dias 10 e 11 de julho.
Se você é mulher e participa e/ou trabalha em grupos, coletivos, agremiações da cultura popular ou é uma artista ou brincante da cultura popular, para participar do evento basta fazer sua inscrição através do link: Inscrição: Abayomi – Encontro das Mulheres Pretas da Cultura Popular
Abayomi é o nome dado às bonecas pretas de tecido, feitas sem cola, sem costura, sem olhos, sem estrutura interna. Boneca negra que significa àquele que traz felicidade ou alegria.
Confira a programação
O encontro está organizado em quatro rodas de diálogos que irá reunir mulheres pretas para falar sobre assuntos diversos que permeiam a existência preta. Serão oito horas de conversa, cultura e potência preta.
O evento é composto por 14 palestrantes e 2 conferencistas, entre elas estão – a escritora e intelectual Cidinha da Silva, a também escritora e poetisa Odailta Alves, mãe Beth de Oxum e a cantora Sapoty da Mangueira.
O evento será realizado pelo Youtube no canal Abayomi2021
No sábado (10), a partir das 10h a conversa de abertura será sobre Mestras e Ancestralidade e recebe a escritora Cidinha da Silva, a atriz Naná Sodré, Auxiliadora Martins, professora da UFPE- Universidade Federal de Pernambuco e a Mestra do Maracatu, Joana.
Em seguida, às 15h, acontece a segunda roda de diálogos com o tema: Cultura Popular e Racismo, as convidadas para essa conversa são: a cantora Sapoty da Mangueira, a assistente Social Girlana Diniz, a escritora Odailta Alves e a cantora Iran Calixto.
Já no domingo, (11), a partir das 10h, será a terceira roda de conversa sobre: Cultura das Pretas, com participação da ativista e cantora Beth de Oxum, Rainha Marivalda, a multiartista Dani de Oyá e a dançarina Raquel Araújo.
Ainda no domingo, às 15h, a quarta e última roda de diálogo traz para o fechamento do encontro o tema, Feminismo Preta, e conta com a participação da cantora Graça Onasillê, a estilista Jéssica Zarina, Gabi Monteiro, Oficial do UNFPA/ONU e a educadora Domênica Rodrigues.
O projeto Abayomi surgiu em 2019 e foi idealizado pela estudiosa Carlita Roberta, graduanda do curso de Serviço Social pela Universidade Católica de Pernambuco, e é pensado como forma de trazer visibilidade para as mulheres pretas, que movimentam o mundo das mais diversas formas, lutando contra o silenciamento, a não-proteção, o machismo, o racismo; superando as inúmeras violências interseccionais.
A idealização e coordenação do evento é de responsabilidade da produtora cultural Carlita Roberta, Recife- PE, e da coordenadora convidada Wanessa Santos, Nazaré da Mata-PE.
Gostou da matéria?
Contribuindo na nossa campanha da Benfeitoria você recebe nosso jornal mensalmente em casa e apoia no desenvolvimento dos projetos da ANF.
Basta clicar no link para saber as instruções: Benfeitoria Agência de Notícias das Favelas
Conheça nossas redes sociais:
Instagram: https://www.instagram.com/agenciadenoticiasdasfavelas/
Facebook: https://www.facebook.com/agenciadenoticiasdasfavelas
Twitter: https://twitter.com/noticiasfavelas