Todas as pessoas que interromperam seus estudos, e não tiveram a oportunidade de completar a sua escolaridade básica, podem se inscrever e acompanhar as aulas do SEJAcurso preparatório online e gratuito para quem vai fazer o Exame para Certificação de Jovens e Adultos – Encceja.

Organizado em salas online para os candidatos, o curso SEJA prepara estudantes que estão fora da escola e pretendem fazer o Encceja deste ano para conquistarem o certificado de conclusão do ensino fundamental ou do ensino médio. As aulas já estão disponíveis aos inscritos e o exame será realizado no dia 27 de agosto em todo o país.

Para participar do curso SEJA, basta acessar o link www.frm.org.br/seja, onde os estudantes terão acesso ao passo a passo de como se inscrever no Google Sala de Aula (Google Classroom), plataforma onde as aulas são disponibilizadas. Cada turma possui um código único, que identifica o nível de ensino (ensino fundamental – anos finais ou ensino médio).

Ambiente de ensino é voltado para o exame

Trata-se de uma ótima oportunidade não só de aprofundar os conhecimentos nas disciplinas, mas também de ter acesso a um conteúdo diversificado e de qualidade, com atividades que certamente vão ajudar os candidatos na preparação para o exame.

O curso irá fornecer um direcionamento para o exame, a partir de um ambiente online de aprendizado, com materiais de estudo, exercícios práticos, simulados, com orientações de professores especializados e uma estrutura de estudo organizada.

No ambiente virtual do curso, os alunos podem compartilhar experiências, trocar conhecimentos e se apoiar mutuamente durante todo o processo, tendo a orientação dos educadores.

Quem pode fazer o Encceja?

A responsabilidade pela inscrição no Encceja é do estudante, e o certificado de conclusão é emitido pelas secretarias estaduais de educação e pelos institutos federais que têm acordo com o Inep. A lista das instituições certificadoras do Encceja vem como anexo no edital do exame.

Podem fazer a prova jovens e adultos residentes no Brasil e no exterior, inclusive as pessoas privadas de liberdade, que não tiveram oportunidade de concluir seus estudos na idade apropriada.

Para certificação do ensino fundamental, é preciso ter, no mínimo, 15 anos completos na data de realização do exame. A certificação do ensino médio exige a idade mínima de 18 anos completos no dia de aplicação da prova.

Para mais informações sobre o Encceja, acesse o link do INEP – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira: https://www.gov.br/inep/pt-br.

Gostou da matéria?

Contribuindo na nossa campanha da Benfeitoria você recebe nosso jornal mensalmente em casa e apoia no desenvolvimento dos projetos da ANF.

Basta clicar no link para saber as instruções: Benfeitoria Agência de Notícias das Favelas

Conheça nossas redes sociais:

Instagramhttps://www.instagram.com/agenciadenoticiasdasfavelas/

Facebookhttps://www.facebook.com/agenciadenoticiasdasfavelas

Twitterhttps://twitter.com/noticiasfavelas