Neste sábado, dia 28 de setembro, a Associação Bahiana de Imprensa realiza o lançamento da quinta edição da Revista Memória da Imprensa, com discussões, homenagens e muita música. Como parte da agenda dos 94 anos da ABI, comemorados em agosto, o evento gratuito é aberto ao público e acontece a partir das 9h30, no Auditório Samuel Celestino, 8º andar da ABI, na Praça da Sé, Centro Histórico de Salvador.
A publicação, que se dedica a eternizar histórias de grandes profissionais da imprensa baiana com o mesmo zelo que eles aplicaram às suas fontes, traz entrevistas com Fernando Vita, Tasso Franco, Cristóvão Rodrigues, Heloísa Sampaio e Raimundo Machado, um ensaio fotográfico e artigos sobre o combate à desinformação.
Além de uma roda de conversa com os cinco entrevistados da edição, a programação terá um debate sobre desinformação em tempos de algoritmos e inteligência artificial, com as participações do cientista de dados Leonardo Nascimento, a especialista em jornalismo científico e tecnológico Mariana Alcântara e a advogada Luciana Marques. Uma jam musical formada por jornalistas que compartilham o amor pela música comanda um tributo ao jornalista Jorge Ramos, falecido em abril.