O combate a crise econômico e social brasileira requer soluções criativa e inovadoras.
A Academia Livre de Empreendedorismo e Mercado (ALEM) tem como propósito promover a Educação Empreendedora e as Tecnologias Sociais como previsto no Novo Marco Legal para Ciência, Tecnologia e Inovação, principalmente, a Portaria 5.109 de 2021 do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) que prevê a educação empreendedora e as tecnologias socais como tecnologias transversais e prioritárias para a promoção da inclusão produtiva e social da população brasileira.
A ACADEMIA LIVRE DE EMPREENDEDORISMO E MERCADO (ALEM) tem por objeto promover a educação empreendedora para nossa população, em todas as suas dimensões, facilitando o acesso das pessoas ao conhecimento e provendo, popularizando e divulgando a Ciência, Tecnologia e Inovação (CTI). Direitos fundamentais da pessoa humana estão associados aos direito ao desenvolvimento e a inclusão produtiva e social.
O enfrentamento da crise econômica e social brasileira, assim como a luta pela libertação das pessoas, passa pelo acesso ao conhecimento, igualdade e justiça, combate ao preconceito, violência e todas as formas de opressão.
Neste sentido, é preciso criar condições para que a população, de todas as idades, possam encontrar soluções para os seus problemas e possam concretizar os seus sonhos. Desta forma, a ALEM, enquanto uma plataforma digital de educação, proporcionará as pessoas – sem qualquer custo – uma série de cursos e mentorias voltadas para todas as formas de organização produtiva como: empreendedorismo; associativismo; cooperativismo; entre outras formas de organização para a produção, assim como, discutirá os princiáis aspectos das novas economias: economia solidária; criativa; colaborativa; dos setores populares; verde, azul; laranja; entre outras, facilitando a organização dos projetos.
Nesta mesma perspectiva, a ALEM trará os métodos mais contemporâneos para pensar e organizar seu negócio como:
- pesquisa, problema e validação;
- design thinking;
- trabalhabilidade;
- customer development;
- métodos ágeis;
- OKR e OKPS;
- Leans Canvas;
- Pitch (apresentação de curta duração);
- Business Model Canvas;
- Aceleração e investimento anjo;
- Legislação aplicada;
- Empresa 4.0;
- Investimentos internacionais;
- Entre outros.
Ao todo serão 12 (doze) etapas do curso que serão disponibilizadas no canal do YouTube @rochapopciencia, com certificação ao final do processo.
Os participantes do curso terão acesso também a comunidade do projeto e a uma biblioteca digital composta com E-Books sobre Empreendedorismo, na modalidade Recursos Educacionais Abertos (REA).
Vale dizer que para cada integrante participante do curso e inscrito no canal, será plantada uma árvore como ato simbólico pela preservação da vida e da natureza.
O curso terá início em janeiro de 2023 (curso de verão) com certificação para quem participar de todas as etapas. Até a realização do curso, serão divulgados vídeos semanais como atividade complementar da formação.
Esta atividade é organizado pela plataforma digital ROCHAPOPCIENCIA em parceria com o Centro de Referência em Desenvolvimento e Humanidades da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Outras parcerias são bem-vindas para fortalecer o projeto.
Venha fazer parte deste processo.
Inscrições:
Para participar do curso em janeiro 2023 basta enviar um Email para rochapopciencia@gmail.com com as seguintes informações:
Nome:
Email para contato:
Celular para contato:
Ideia de negócio:
Inscreva-se no canal do YouTube @rochapopciencia e marque o sininho das notificações para receber todo o conteúdo que será disponibilizado gratuitamente.
As vagas são limitadas aos 100 (cem) melhores projetos, portanto, corra e faça logo sua inscrição.
Coordenação Geral.
Prof. Dr José Cláudio Rocha
Advogado, economista e professor titular da UNEB
Gestor de projetos sociais PMDPro
Basta clicar no link para saber as instruções: Benfeitoria Agência de Notícias das Favelas
Conheça nossas redes sociais:
Instagram: https://www.instagram.com/agenciadenoticiasdasfavelas/
Facebook: https://www.facebook.com/agenciadenoticiasdasfavelas
Twitter: https://twitter.com/noticiasfavelas