Em seu terceiro ano, o Projeto Arte Cidadã amplia suas metas e se propõe a realizar mais turmas, em horários diferentes para atender uma demanda de 1.240 jovens e adultos das comunidades da Rocinha, Vidigal, Vila Canoa e Parque da Cidade.
O Projeto, que é uma realização do Núcleo de Responsabilidade Social da Acadêmicos da Rocinha e tem patrocínio da Petrobras, contará com Núcleos em áreas distintas, com turmas que têm de 10 a 25 alunos e duração de 02 a 06 meses no máximo.
O Núcleo de Capacitação Técnica irá realizar 11 cursos distribuídos em 48 turmas no ano. Na área de Produção de Carnaval serão 08 cursos (Chapelaria, Introdução à Modelagem, Enfesto e Corte, Introdução à Costura, Sapataria, Eletricista e Cenotécnica) com o acompanhamento de 05 disciplinas paralelas: Mercado de Trabalho, Planejamento Familiar, Legislação, Matemática e Português com incentivo à leitura. Além disso, este Núcleo também irá oferecer 03 cursos de desenvolvimento: Inglês, Espanhol e Jovens Empreendedores.
O Núcleo de Capacitação Inclusão Digital irá oferecer ao longo do Projeto um total de 38 turmas em 05 cursos na área de tecnologia: Informática para Escritório, Edição de Imagem, Edição de Web, Montagem de Redes e de Montagem e Manutenção de Computadores.
Já o Núcleo de Cidadania, promoverá o acesso ao Centro de Inclusão Digital, à Biblioteca Qualificar, além de realizar 12 atividades no Espaço Multimídia e promover 15 oficinas e palestras, ao longo do ano, sobre temas como Saúde, Cidadania, Ética, Geração de Trabalho e Renda, Preservação do Meio Ambiente e Direitos Humanos.
As inscrições estão abertas desde o dia 1º de fevereiro e é necessário ter entre 15 e 29 anos para participar do Projeto. Além disso, é preciso estar cursando (ou ter concluído) o ensino médio na rede pública de ensino e comparecer com documentação na sede da Escola que fica na Rua Bertha Lutz, nº 80, São Conrado – Rio de Janeiro (RJ).
Mais informações: www.academicosdarocinha.com.