O Museu do Samba promove uma edição especial do evento Ação Griô com a cantora e compositora Vera de Jesus, neta de Clementina de Jesus, imortalizada como a Rainha do Partido Alto. Crianças do Morro da Mangueira, participantes do projeto de afro-letramento e reforço escolar, estarão na plateia para ouvir histórias inéditas da vida familiar e artística da sambista, além de canções interpretadas por Vera.
A programação acontece a partir das 15h, é gratuita e aberta ao público em geral. O Museu do Samba está localizado na Rua Visconde de Niterói, n° 1296, na Mangueira, Zona Norte do Rio de Janeiro.
O evento faz parte da celebração ao Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra e ao Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, comemorados anualmente em 25 de julho.
A Ação Griô é parte do projeto Educativo do Museu, voltado para estudantes da rede pública de ensino da Mangueira e arredores, tendo como foco a valorização do samba e da cultura afro-brasileira no ambiente escolar.
De origem africana, o termo “griô” é atribuído à pessoa que é guardiã da memória de um povo, por meio da transmissão oral dos saberes. A Ação Griô do Museu do Samba promove o encontro de estudantes e público em geral com baluartes do samba que, por meio da contação de histórias, revelam casos pouco conhecidos da vida de sambistas nos palcos e nos bastidores das escolas de samba. Já participaram do projeto mestres de bateria, porta-bandeiras, compositores e baianas, entre outros.
Vera de Jesus tem 62 anos e estreou como cantora em 2015 interpretando sucessos da avó Clementina e composições próprias. Além da carreira solo, ela é integrante do grupo Matriarcas do Samba, quarteto formado ainda pela neta de Cartola, Nilcemar Nogueira, e pelas filhas de Zé Kéti e Candeia, respectivamente, Geisa Kéti e Selma Candeia.
O projeto é uma ação patrocinada e incentivada pela Light e pelo Governo do Estado do Rio, através da lei Estadual de Incentivo à Cultura.