Adolescentes em privação de liberdade lançam livro de poesia

Crédito: Divulgação.

A trajetória de vida de adolescentes que foi interrompida por atos infracionais, e que está sendo ressignificada durante o cumprimento da medida socioeducativa, na Comunidade de Atendimento Socioeducativo – Case Feminina, em Salvador, está expressa no livro “Força Feminina, A Poesia que liberta”, que será lançado amanhã, no Foyer do Teatro Castro Alves (TCA).

A iniciativa da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS), por meio da Fundação da Criança e do Adolescente (Fundac), em parceria com a Editora Galinha Pulando, reúne 53 poesias que foram produzidas pelas socioeducandas, que contam suas histórias de vida, falam sobre os laços familiares, projetam perspectivas positivas para o futuro, a busca da liberdade, além de traduzir sentimentos de amor, amizade e companheirismo.

A coletânea de poesias é fruto das oficinas de produção de texto que acontecem na Case Feminina, desde 2015, e da participação em projeto, a exemplo do Sarau da Onça, cujo objetivo é a formação centrada nas adolescentes em privação de liberdade para fortalecer a autoestima, a capacidade de expressar ideias e sentimentos e de utilizar a palavra para a resolução de conflitos, além do engajamento político social.

Composição editorial

A primeira edição do livro Força Feminina, A Poesia que Liberta, tem a produção e direção editorial do jornalista, poeta e escritor Valdeck Almeida e da Editora Galinha Pulando, de Vitória da Conquista, Bahia. O desenho gráfico da capa é da autoria do designer, Hugo Carvalho, e conta com o prefácio elaborado pelo ator e dramaturgo, Aldri Anunciação. A orelha do livro foi escrita pela poeta e professora da Universidade Federal da  Bahia (UFBA), Lívia Natália. A organização final dos textos foi feita pelo instrutor das oficinas de produção textual, Evanilson Alves e da gerente da Case Feminina, Luciana Lima.

Serviço:

Lançamento do livro, Força Feminina: A Poesia que Liberta

Local: Foyer do Teatro Castro Alves – TCA, Salvador – Bahia

Data: 27 de março

Horário: 17h.