‘Afronta’: série brasileira com personalidades negras chega ao Netflix

Afronta!. Nova série Documental disponível na Netflix - Crédito: Reprodução

A nova série documental “Afronta!” estreou ,em 5 de outubro, a sua 1ª temporada no Netflix, trazendo histórias reais de luta, resistência, conquistas e muita representatividade para o público brasileiro. Dirigira e escrita por Juliana Vicente, criadora da Petra Portê Filmes, a produção brasileira conta com 26 episódios gravados em várias partes do Brasil, como Rio de Janeiro, Recife, Bahia, São Paulo e Minas Gerais.

“Afronta!” vem para transmitir ao povo histórias reais com temáticas diversas e sentidas na pele por aqueles que representam a maior parte da população brasileira: o povo preto. “Afronta! foi pensado e realizado para abrir um diálogo sobre representatividade, igualdade, autonomia e rede, que ganha mais potência quando alcança pessoas da nossa comunidade se reconhecendo na tela e no discurso”, diz Juliana Vicente .

Igualdade, autonomia, crescimento, história e, principalmente, a representatividade é transmitida na tela de um dos maiores serviços de streamings mundiais e com estreia em países da África, América Latina (Brasil), Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, Espanha, Portugal, Austrália e Nova Zelândia.

Contando com uma diversidade de convidados, entre produtores culturais, artistas, bailarinas, músicos, atores e personalidades pretas de outras áreas, como Erica da Silva, conhecida como Erica Malunguinho, educadora, artista plástica e deputada estadual, sendo a primeira mulher transexual da Assembleia Legislativa de São Paulo.

A série também tem as presenças de outras personalidades, entre elas a influenciadora digital Magá Moura e as cantoras Karol Conka, Liniker e Xenia França. “Afronta!” traz a discussão da ancestralidade histórica, passando pelo presente até chegar ao afrofuturismo.