Agência da ONU para Refugiados (ACNUR) e a Cátedra Sérgio Vieira de Mello (CSVM) vão realizar o Curso de Jornalismo Humanitário, nesta quinta-feira 4, no auditório da FACOM- Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia, campus Ondina, em Salvador.
A atividade gratuita será realizada às 8h30, e as inscrições devem ser feitas pelo Sympla: https://www.sympla.com.br/evento/curso-de-jornalismo-humanitario-acnur-e-facom-ufba/1928248?qrcode=true
O curso, destinado a estudantes de Jornalismo e demais interessadas/os, tem como objetivo fornecer conhecimentos teóricos e práticos sobre a cobertura de crises humanitárias, incluindo a situação de refugiados e deslocados internos.
Entre os temas abordados, destacam-se: conceitos e fontes de informação para entendimento de contextos e o Jornalismo e a cobertura do tema do deslocamento forçado.
Por meio de aulas e debates com profissionais experientes na área, os estudantes terão a oportunidade de compreender a importância do Jornalismo humanitário e como ele pode ajudar a conscientizar o público sobre questões sociais relevantes.
Ao final do curso, cada estudante receberá um certificado de conclusão, com carga horária de 4 horas.
Também ao longo do dia ocorrerá a mesa “Comunicação como ferramenta de enfrentamento das informações falsas, da xenofobia e do racismo”, composta pelos professores Wilson Gomes e Nina Santos, da FACOM/UFBA e do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Democracia Digital (INCT.DD), com mediação do diretor da FACOM/UFBA, Leonardo Costa.
A mesa visa discutir como a comunicação pode ser utilizada para combater a disseminação de informações falsas e promover a tolerância e o respeito às diferenças.