Visita ao jacarezinho - Foto: Mariana Koury

O responsável do escritório das Américas da organização Repórteres Sem Fronteira, Benoit Hervieu, visitou as favelas do Rio de Janeiro acompanhado de André Fernandes, fundador da Agência de Notícias das Favelas e de Mariana Koury, secretária executiva da ANF. Um dos objetivos da visita foi avaliar como se dá a liberdade de informação dos que trabalham com comunicação nas favelas.

A primeira favela visitada na terça, foi a favela do metrô, onde metade dos moradores já foram removidos por conta das obras para os mega-eventos. Depois foi a vez do jacarezinho, onde Benoit presenciou a remoção de comerciantes na beira do rio da favela e conversou com o líder comunitário e colaborador da ANF, Rumba Gabriel.

Nas vielas do Complexo do Alemão

No Complexo do Alemão, o representante de Repórteres Sem Fronteira, conheceu o teleférico, andou por becos e vielas da favela, até a praça do conhecimento, onde se reuniu e conversou com colaboradores da Agência de Notícias das Favelas, também moradores do Complexo, que lhes contaram sobre as mídias existentes ali.

Visita ao Arará – Foto Thiago Diniz

Depois do Complexo, foi a vez da favela do Arará, ainda não pacificada, onde houve um encontro com Careca e Everton, representantes do movimento hip hop. A visita terminou na biblioteca parque de manguinhos, com uma visita às instalações da mesma e um bate papo com coordenadores de alguns projetos.