Evento será realizado nos dias 29, 30 de junho e 1º de julho. A agenda seguirá até novembro com diversos eventos de arte e cultura desenvolvidos nas favelas
Nos dias 29, 30 de junho e 1º de julho, a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) será palco do seminário “Literatura no Dente”, evento que marcará a abertura da Agenda Cultural Mandela Vive. O projeto tem apoio do Centro Afro Carioca de Cinema Zózimo Bulbul, Rede Manguinhos tem Cultura, Ecomuseu de Manguinhos e Fiocruz, principais desenvolvedores. Organizado pelo Bando Editorial Favelofágico, o “Literatura no Dente – seminário de favelofagia e outras poéticas políticas” abordará uma literatura com engajamento social, destacando a autoria de moradores de territórios empobrecidos.
A abertura da agenda será feita pelo escritor brasileiro Luiz Ruffato, autor do premiado livro “Eles eram muitos cavalos”, obra que busca desvendar São Paulo, uma cidade rasgada pela diversidade humana, composta por gente de todos os lados do Brasil e de todas as classes sociais. O seminário discutirá obras de autores consagrados por produzir uma literatura que aborda as contradições do capitalismo. As mesas serão compostas por militantes, acadêmicos e moradores de favelas sobre as obras de Luiz Ruffato, Carolina Maria de Jesus, Lima Barreto, além do Manifesto Favelofágico.
A Agenda Cultural Mandela Vive seguirá até novembro, marcada por eventos de arte e cultura desenvolvidos no complexo de favelas de Manguinhos com curadoria baseada na luta racial e luta de classes. O nome dos palestrantes envolvidos no projeto pode ser conferido no site https://mandelavive.wordpress.
Programação:
Dia 29 de junho – UERJ
RAV 94 (9º andar)
17:30 Abertura da Agenda
18:00 Conferência de abertura – Geraldo Andrade, Luiz Ruffato
19:00 Coquetel de abertura
Dia 30 de junho – UERJ
RAV 92 (9º andar)
10:00 Mesa: manifesto favelofágico
14:00 Mesa Os Bruzundangas
Dia 1 de julho – UERJ
Auditório B/bloco D (9º andar)
10:00 Mesa: eram muitos os cavalos
14:00 Mesa: quarto de despejo
17:00 Coffee break de encerramento
A UERJ fica na Rua São Francisco Xavier, 524 – Maracanã, Rio de Janeiro, e o evento tem entrada franca.