Calendário que tem apoio da Fiocruz terá seu ápice com resgate do show do Juvenal, II Mostra Cultural de Manguinhos e Baile Literário em Manguinhos
A Agenda Cultural Mandela Vive, iniciativa desenvolvida pelo Ecomuseu de Manguinhos, Rede CAPP, Centro Afrocarioca de Cinema Zózimo Bulbul e Rede Manguinhos Tem Cultura, com apoio da Fiocruz, prepara três dias de apresentações artísticas, exposições e show de calouros nos dias 26, 27 e 28 de novembro. O calendário de atividades teve início em junho com o seminário ‘Literatura no Dente – Favelofagia e outras poéticas políticas’, que ocupou auditórios da UERJ durante três dias, e foi lançada oficialmente em 29 de setembro com o seminário ‘Literatura ao Pé do Ouvido’, sobre literatura e acessibilidade, no Museu da Vida da Fiocruz.
O primeiro dia da Agenda, quinta-feira 26, será marcado pelo resgate do show de calouros, conhecido como Show do Juvenal, que acontecia em Manguinhos entre as décadas de 50 e 60 com cobertura da Rádio Nacional. Na sexta, a 2ª Mostra Cultural de Manguinhos trará apresentações que mesclam samba e teatro, com a roda do Samba de Benfica e convidados, e uma peça sobre o Nelson Mandela. Toda a programação acontece em frente à Biblioteca Parque de Manguinhos, na Zona Norte do Rio.
O Baile Literário (28) vai ser o desfecho da programação, com apresentações que vão fundir o funk à literatura. Haverá atrações de hip hop e discotecagem com panorama histórico do funk desde as raízes norte-americanas ao batidão carioca, coletivos de artes plásticas do território de Manguinhos, sarau poético com espetáculo de luz e som, e o lançamento dos livros do Bando Editorial Favelofágico – editora sem fins lucrativos que conduziu a Residência Literária da Agenda com autores de periferias da cidade em Manguinhos entre julho e setembro deste ano.
Entre as publicações estão dois livros, um reúne peças do dramaturgo de Manguinhos, Geraldo de Andrade, seguidor de Luiz Mendonça na seara do Teatro de Favela e o outro, um livro de contos, fruto da residência literária. Segundo o coordenador do Ecomuseu, Felipe Eugênio, o objetivo da Agenda é estimular uma produção artística, com ênfase na literatura, de contestação dos modelos hegemônicos a partir do olhar e vivência de segmentos da população que normalmente são representados, e não encontram espaço para se auto-representarem.
“Nosso objetivo é estimular a produção artística que enfrente e se posicione diante das iniquidades que existem na cidade e que reconheça que o sujeito de transformação dessa realidade vem justamente dos espaços mais empobrecidos”, explicou Felipe.
A Agenda Cultural Mandela Vive foi viabilizada a partir da Lei de Incentivo à Cultura do Município do Rio de Janeiro e conta com patrocínio da Prefeitura do Rio de Janeiro, Fiotec, e empresa 2 Alianças Logísticas.
Agenda Cultural Mandela Vive
Local: Praça em frente à Biblioteca Parque de Manguinhos (Av. Dom Helder Câmara, antiga Av. Suburbana, nº 1.184)
Referências: Próximo à UPA Manguinhos, Colégio Estadual Luiza Carlos da Vila, Casa do Trabalhador Manguinhos, Centro de Referência da Juventude Manguinhos, Casa da Mulher de Manguinhos.
Linhas de ônibus:
312 (Olaria x Candelária), 313 (Penha x Candelária), 621 (Penha x Saens Pena), 622 (Penha x Saens Pena), 350 (Passeio x Irajá), 711 (Rio Comprido x Rocha Miranda), 629 (Saens Pena x Irajá), 296 (Irajá x Castelo), 298 (Acari x Castelo), 624(Praça da Bandeira x Mariópolis), 634 (Bananal x Saens Pena), 630 (Iapi da Penha x Saens Pena), 680 (Iapi da Penha x Méier).
Página da Agenda Cultural Mandela Vive no Facebook: https://www.facebook.com/agendaculturalmandelavive/
Evento da Agenda Cultural Mandela: https://www.facebook.com/events/1746777775550022/
Teaser da Agenda Cultural Mandela Vive: https://www.youtube.com/watch?v=hTTeMGyEo9I