Especialista destaca a necessidade do apoio ao aleitamento humano.
A Semana Mundial do Aleitamento Materno foi estabelecida pela Aliança Mundial para Ação em Aleitamento Materno (WABA) e recebe apoio dos Conselhos de Enfermagem. O poder do aleitamento humano na saúde e desenvolvimento das crianças é tema central dentro da campanha Agosto Dourado, mês voltado para a importância da amamentação.
Nessa perspectiva, a Semana da Amamentação que teve início dia primeiro e vai até o dia 7 de agosto traz o seguinte tema: Amamentação: apoie em todas as situações, com destaque para a relevância do amamentar em situações de vulnerabilidade.
Para Thais Ferreira, especialista em políticas públicas para maternidades e infâncias, celebrar o poder do leite humano é fundamental para fortalecer a prática do aleitamento.
“A amamentação é um ato que fortalece o vínculo entre mãe e bebê, além de oferecer todos os nutrientes essenciais para um crescimento e desenvolvimento saudável dos bebês e crianças. O leite humano é um alimento padrão ouro para os bebês e quanto mais tempo amamentando, mais benefícios tanto para quem amamenta quanto para quem está sendo amamentado. Por isso, promover, apoiar e proteger a amamentação pode ser a garantia de um futuro mais saudável e digno para nossas crianças. ”, reforça Thais.
Durante todo o mês de Agosto Dourado, são realizadas campanhas que buscam ressaltar a relevância de promover a amamentação em todas as circunstâncias, inclusive nas mais desafiadoras.
É importante mencionar que a Semana Mundial do Aleitamento Materno foi estabelecida pela Aliança Mundial para Ação em Aleitamento Materno (WABA) e recebe apoio dos Conselhos de Enfermagem.
Nesse âmbito, vale ressaltar os benefícios da amamentação prolongada, que pode se estender além dos 6 meses de vida da criança, podendo durar até 2 anos ou mais, conforme a recomendação do Ministério da Saúde.
“São inúmeros os benefícios de uma amamentação continuada para a saúde da criança, acompanhada de uma introdução alimentar que continue promovendo o leite humano como alimento que nutre não só o corpo, mas também em afeto. Uma vez que esse momento de amamentar é muito importante para que a criança esteja bem nutrida, deve ser apoiado por todas as pessoas na nossa sociedade, com a devida atenção e cuidado. A amamentação, portanto, é uma ação saudável para todas as pessoas desde o começo da vida. ”, define a especialista, que também é mãe e amamentou os filhos mais velhos, Athos e João, foi doadora de leite humano e hoje amamenta o filho Bem, de 1 ano.