A 16ª edição do Acampamento Terra Livre- ATL, tem início hoje, 27, e vai até o dia 30, com objetivo de fortalecer a luta e a resistência do movimento indígena em todo país. O ATL 2020 é convocado pela Articulação dos Povos Indígenas- API e Mobilização Nacional Indígena- MNI. Este ano o evento será realizado de forma virtual, devido à pandemia do Coronavírus.
A partir das nove horas, serão transmitidos reuniões, pajelança, cantos, danças tradicionais, mostra de filmes indígenas e debates entre mulheres de diferentes etnias.
Entre os temas que serão discutidos está a invasão nos territórios indígenas, aumento de assassinatos e criminalização de lideranças indígenas, saúde indígena e o racismo institucional. Os povos indígenas em tempos de coronavírus, agenda LGBTQ + Indígenas, enfrentamento às mudanças climáticas, aumento do desmatamento e o impacto no pós-pandemia, direitos indígenas, violações e autoritarismos, os processos migratórios dos povos indígenas no Acre e a Covid-19.
O encontro se propõe a chamar atenção contra a falta de investimentos do governo federal para a proteção dos povos ancestrais: “O alerta está dado, a luta indígena é urgente e a sociedade precisa apoiar essa causa, que é de todos nós”, diz a líder Sônia Guajajara, coordenadora da APIB.
Para acompanhar toda programação acesse o link: