Casos de coronavírus no país somam 69 e aulas são suspensas no Distrito Federal

As aulas foram suspensas nas escolas públicas e particulares do Distrito Federal, bem como estão proibidos reuniões, eventos públicos, cultos, missas e espetáculos esportivos pelo prazo de cinco dias. São Paulo é o estado com o maior número de infectados, com 46 casos, seguido do Rio de Janeiro, com 13. Só as suspeitas somam 72 em Brasília e nas cidades satélites. Eram 34 casos registrados no Brasil até a terça-feira.

A OMS – Organização Mundial da Saúde emitiu nota na tarde de hoje, 11, informando que o Coronavírus entrou no estágio de Pandemia, com 120 países atingidos pelo vírus, incluindo o Brasil.

Segundo o diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom a situação é a seguinte: “A OMS tem tratado da disseminação [do Covid-19] em uma escala de tempo muito curta, e estamos muito preocupados com os níveis alarmantes de contaminação e, também, de falta de ação [dos governos]”.

De todos os continentes, somente a Antártida não tem registro até o momento do coronavírus. Na Europa, a Itália apresenta o quadro mais alarmante. No Brasil, existem 69 casos confirmados, mas o ministro da saúde declarou que o país está tomando todas as medidas para combater o avanço do vírus. A recomendação básica para a população é intensificar a higienização das mãos com água e gel.

O ministro brasileiro da Saúde, Luiz Henrique Manzetta, reclamou da demora da Organização Mundial da Saúde em reconhecer a pandemia:

“Teimaram comigo. Falei: é uma pandemia, e desde a semana passada o Brasil já trata como pandemia. Se você tem uma transmissão sustentada em tantos países, como vou ficar procurando país por país, quem veio de onde? Isso pelo menos três semanas atrás já era impraticável pelos sistemas de saúde”, afirmou.

R$ 5 bilhões

Mandetta defende a liberação de cinco bilhões de reais das emendas do relator do orçamento, hoje em discussão no Congresso, para o combate ao coronavírus, como verba emergencial frente à gravidade da situação.

O valor representa um terço do total a ser aprovado para as emendas. “Deixe dinheiro para que nós possamos usá-lo em todo o território nacional para esta situação do coronavírus, de acordo com a necessidade”, disse o ministro nesta quarta-feira aos congressistas.

Alerta internacional

O governo dos Estados Unidos determinou nesta quarta-feira a proibição de entrada de pessoas vindas da Europa, com exceção do Reino Unido, pelo prazo de 30 dias a partir da próxima sexta-feira, 13. O país registra mais de mil casos de coronavírus, com 37 mortes até agora.