Reportagem publicada no jornal A Voz da Favela – Recife de janeiro de 2020
Grupo comemora trajetória reafirmando compromisso com as causas sociais
O bairro de Casa Amarela, na Zona Norte do Recife, é o lar de um importante grupo para a história da cena Hip Hop local: o Aliados CP (Aliados Conscientes da Periferia). Criado em 2005, após a chegada de Jeferson (Gão), que veio de São Paulo para morar no Recife, o grupo foi sendo formado a partir das conexões com pessoas com interesses musicais em comum. “O Aliados CP não é um grupo de amigos de infância ou de período escolar, nós fomos unidos pela caminhada dentro da cena Hip Hop”, afirma Gão, que é um dos vocalistas.
Mesmo com integrantes vindos de outras localidades, o grupo elegeu o bairro de Casa Amarela como local referência e o orgulho de pertencimento. Foi nessa região que o Aliados CP comemorou seu 14º aniversário. A festa aconteceu no Largo do Buracão em dezembro de 2019, e contou com a presença de convidados como Sociólogo da Favela, Sistema X, Siba Carvalho e outros artistas.
Nara Lima, moradora e comerciante local, elogiou e realização do evento. “É algo muito importante para a comunidade, pois além de movimentar a economia, traz entretenimento e dissemina a cultura do Hip Hop para pessoas que não conhecem”. Além de Gão, o Aliados, que conta em sua formação com Fumaça, A.F. e Dj Paulo V., vem fazendo um trabalho importante por meio de suas músicas, aproximando as pessoas no sentido de conscientizar sobre cidadania, luta, orgulho de ser de onde são, criando conexões, se destacando em festivais e levando uma mensagem de esperança pra quem ouve. “O Hip Hop é uma cultura que retrata as dificuldades e problemáticas das periferias, denuncia as faltas, mas também traz consciência e reflexão para buscar as mudanças necessárias”, afirma Gão.