Prato cheio para famílias de Benfica em situação crítica

Imagem: Divulgação.

Famílias do entorno do Centro de Abastecimento do Estado da Guanabara (Cadeg), em Benfica, na Zona Norte carioca, receberam doações dos hortifrutigranjeiros nessa Sexta-feira da Paixão, 10, de uma semana santa tão diferente das tradicionais.

Os alimentos doados, produzidos em Nova Friburgo, região serrana do estado, não atingiram os padrões estéticos exigidos pelo mercado varejista e seriam desprezados pelo público consumidor. São frutas, verduras e legumes de alto teor nutritivo mas com baixo valor de mercado, e que os produtores descartariam.

Foram cerca de quatro toneladas de produtos, ou aproximadamente 400 cestas que trouxeram conforto e alívio para muitas famílias. A doação foi feita pelo programa Mesa Brasil, do Serviço Social do Comércio (Sesc) e a iniciativa é fruto do Mesa no Campo, o braço rural do programa que combate a fome e o desperdício. Entre outras ações, o Mesa Brasil recolhe excedentes de parceiros doadores (empresas, indústrias e produtores rurais) e os entrega a entidades assistenciais cadastradas, como asilos e creches. O Cadeg é um desses parceiros doadores e nesta ação atuou na logística de distribuição.

O programa já ultrapassa as 30 toneladas de alimentos doados desde o dia 16 de março, quando teve início o isolamento social que impactou severamente trabalhadores informais. Nesse período, os donativos, recebidos de 29 parceiros, complementaram mais de 180 mil refeições de 8,3 mil pessoas em 21 municípios no estado do Rio de Janeiro. Doadores podem entrar em contato pelo mesabrasil@sescrio.org.br.