Pensado por Beatriz Ellen e Clarelis Rodrigues, moradoras de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense do Rio e da Vila Kennedy, Zona Oeste da cidade do Rio, o projeto “Para além da margem”, surgiu com o objetivo de expor a arte de mulheres negras. Segundo Clarelis, a ideia já estava na cabeça de Beatriz há um bom tempo e com a quarentena a ideia ganhou mais força. Sendo duas mulheres negras estudantes de História da Arte na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), elas entendem as dificuldades de se entrar nesse mundo. “O projeto será um canal pra que essas mulheres tenham mais chances de poder trabalhar e poder expor a arte delas”, disse Clarelis.
No momento, o projeto está na fase de recrutamento das artistas, aquelas que estiverem interessadas devem mandar imagem da sua arte, mais Instagram artístico ou portfólio para o e-mail: paraalemdamargem.expo@gmail.com. Serão aceitas todos os tipos de manifestações artísticas e as imagens devem estar no tamanho 600×600, o prazo de envio será até o dia 27 de julho. Até o momento mandaram suas expressões artísticas mulheres da baixada fluminense, da zona norte do Rio, mulheres do nordeste brasileiro e de periferias.
De acordo com Clarelis, tanto ela quanto Beatriz farão a curadoria das obras que chegarem no e-mail. Em seguida, serão expostas na galeria virtual que será inaugurada em agosto, no site no projeto que está sendo desenvolvido. “Além das obras a gente quer passar pelos pensamentos dessas mulheres, por seus processos artísticos e também sobre a vida delas, porque acreditamos nessas vozes além de apenas as telas. Estamos trabalhando pra que a sensação de estar em uma exposição esteja presente e pra que as pessoas também tenham acesso a artigos e teóricos negros”, explicou.
Para acompanhar o “Para além da margem” clique aqui.