Hoje é o Dia D de Multivacinação na Bahia, em uma das maiores favelas de Salvador, o bairro da Paz. O mascote oficial da campanha, Zé Gotinha, está presente. É a primeira vez que ele visita uma favela em Salvador. A apresentação da caderneta de vacinação é obrigatória.
Além da oportunidade de garantir a saúde de filhas e filhos, mães e pais que apresentarem a carteira de vacinação em dia receberão ingressos para o novo filme da Xuxa, Uma Fada Veio me Visitar. A vacinação começou de manhã, e durante a tarde haverá atividades lúdicas para as crianças.
O grafiteiro Fábio Silva Mota, o Afro, cria do bairro da Paz, fará um grafite sobre a importância da imunização. “Fico muito honrado em fazer parte de uma movimentação em prol da vida e saúde da humanidade”, comemora o artista, que vai deixar seu registro no muro ao do Unidade Básica de Saúde (UBS) Dr. Orlando Imbassahy.
O Dia D de Multivacinação no bairro da Paz é mais uma ação da parceria entre a Agência de Notícias das Favelas (ANF) e o Ministério da Saúde, que passou por Manguinhos, no Rio de Janeiro, e Paraisópolis, em São Paulo.
Microplanejamento vacinal
Em uma estratégia inédita, o Ministério da Saúde está promovendo ações de microplanejamento nos estados, conforme o calendário da multivacinação. As equipes da pasta vão percorrer todo o Brasil em oficinas com gestores e lideranças locais, para ajustar a estratégia de vacinação de acordo com as realidades de cada lugar.
Método recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), o microplanejamento consiste em diversas atividades com foco na realidade local, desde a definição da população alvo, escolha das vacinas, definição de datas e lugares de vacinação, até a logística. A proposta é alinhar essas estratégias com gestores e lideranças das comunidades para alcançar melhores resultados e melhorar as coberturas vacinais.
Público-alvo da campanha
A Campanha de Multivacinação do Ministério da Saúde pretende atualizar o calendário de vacinas de crianças e adolescentes até os 15 anos de idade. A dose contra a poliomielite é específica para a faixa etária entre um e cinco anos.
Devem ser aplicadas inclusive vacinas para doenças consideradas eliminadas, como a rubéola, pois elas podem voltar quando há baixa cobertura vacinal. São 18 tipos de vacinas disponíveis: BCG, Hepatite A e B, Penta (DTP/Hib/Hep. B), Pneumocócica 10 valente, Vacina Inativada Poliomielite (VIP), Vacina Oral Poliomielite (VOP), Vacina Rotavírus Humano (VRH), Meningocócica C (conjugada), Febre amarela, Tríplice viral, Tetraviral, DTP (tríplice bacteriana), Varicela, HPV quadrivalente, dT (dupla adulto), dTpa (DTP adulto), Menigocócica ACWY.
Xuxa interpreta Angélica em novo filme
Após 14 anos, Xuxa volta às telas com o filme Uma Fada Veio me Visitar – a rainha dos baixinhos interpreta a fada Tatu. Ela aparece caracterizada de diversas personalidades, como Madonna; She-Ra, dos desenhos animados; Cindy Lauper e Angélica, inclusive com a famosa pinta na perna.
O filme é baseado no livro de sucesso de Thalita Rebouças, que assina o roteiro. A fada Tatu vai transformar adolescentes, que se odeiam, em melhores amigas. Aí passa quatro décadas congelada e volta aos tempos atuais, tentando se adaptar.
Serviço
Multivacinação no bairro da Paz, Salvador
Unidade de Saúde Dr. Orlando Imbassahy. Rua Tancredo Neves, próximo ao Colégio Mestre Paulo dos Anjos.
Início: 8 horas
Término: 17 horas
Obrigatório levar Caderneta de Vacinação.
Gostou da matéria?
Contribuindo na nossa campanha da Benfeitoria você recebe nosso jornal mensalmente em casa e apoia no desenvolvimento dos projetos da ANF.
Basta clicar no link para saber as instruções: Benfeitoria Agência de Notícias das Favelas
Conheça nossas redes sociais:
Instagram: https://www.instagram.com/agenciadenoticiasdasfavelas/
Facebook: https://www.facebook.com/agenciadenoticiasdasfavelas
Twitter: https://twitter.com/noticiasfavelas