O coletivo Amaronai, realiza doação de absorventes reutilizáveis para indígenas da comunidade Assunção do Içana, na região do Rio Negro, no Amazonas. É uma iniciativa para promover a dignidade menstrual e a sustentabilidade. O Coletivo estimula a venda de absorventes de pano. O significado da palavra “Amaronai” é “filhas de Amaro”, que foi a primeira mulher Baniwa, uma mulher xamã que originou o povo desta etnia.

A iniciativa conta com a parceria da Korui, empresa dedicada a atender às necessidades de higiene de forma consciente. Esta colaboração visa proporcionar melhores condições de higiene para as mulheres indígenas, além de apoiar a preservação ambiental e a geração de renda.

Funcionamento do Projeto

A empresa Korui fornece tecidos cortados e matéria-prima necessária para a produção dos absorventes. As mulheres da comunidade Assunção do Içana costuram os absorventes, que são vendidos a preço de custo para outras indígenas. A cada 3 (três) absorventes vendidos no site da Korui, 1 (um) é doado para mulheres indígenas da região.A Amaronai criou um programa de doações onde qualquer pessoa pode contribuir financeiramente para garantir a doação de absorventes para mulheres indígenas que não podem pagar.

As doações podem ser feitas pelo site do projeto. A venda dos absorventes para mulheres não indígenas no site da Korui também fortalece as doações.

História e Impacto

A iniciativa surgiu em 2019, quando as mulheres da comunidade Assunção do Içana conheceram os absorventes reutilizáveis, mas enfrentaram dificuldades financeiras e logísticas para adquiri-los. Em 2020, a pandemia de COVID-19 exacerbou o problema, levando à colaboração com a Korui.

Com o financiamento inicial do Fundo Indígena do Rio Negro, a produção começou em 2022, criando um modelo autossustentável de produção e distribuição.Francy Baniwa, líder do coletivo Amaronai, destaca a importância da iniciativa: “Com essa parceria, trouxemos nosso conhecimento ancestral aliado à tecnologia do tecido. A mulher se sente segura, além de proteger o próprio corpo. O impacto é enorme, teremos menos lixo, menos exposição espiritual e mais proteção do corpo feminino.

“Mais sobre o Coletivo Amaronai

Amaronai promove a dignidade menstrual através da produção de absorventes de pano por mulheres indígenas do Alto Rio Negro. A missão é oferecer soluções menstruais sustentáveis e saudáveis, preservando o meio ambiente e gerando renda e autonomia para as mulheres. A produção dos absorventes foi possível graças à capacitação de costureiras do Alto Rio Negro, realizada em parceria com a Korui.

O projeto já recebeu apoios do Fundo Casa Socioambiental e do fundo alemão Umverteilen! Stifung für eine, solidarische Welt, além de ter sido indicado ao prêmio internacional The Earthshot Prize