Nos últimos anos, os podcasts emergiram como um meio poderoso para contar histórias, disseminar conhecimento e promover diálogos significativos. Com a expansão da tecnologia e o aumento da acessibilidade digital, os podcasts se tornaram uma ferramenta versátil e inclusiva, capaz de conectar pessoas ao redor do mundo por meio de áudio envolvente e conteúdo especializado.
Essa forma de mídia oferece uma plataforma única para vozes diversas serem ouvidas, permitindo que narrativas antes marginalizadas ou negligenciadas ganhem destaque e impacto cultural.
No entanto, para Matheus Lens, jornalista e fotógrafo negro, morador do bairro Nova Brasília de Valéria, em Salvador, criar o podcast “Fala Preto” não foi apenas uma decisão profissional, mas um ato de valorização e ampliação de vozes que muitas vezes são subrepresentadas. Com cada episódio, ele e seus convidados compartilham experiências, educam, inspiram e desafiam os ouvintes a repensarem perspectivas e expandirem horizontes.
Ao longo de suas 4 temporadas, o “Fala Preto” tem evoluído, não só em termos técnicos, mas também em seu impacto social e cultural. Matheus destaca: “A cada entrevista, aprendo com os convidados e com as experiências durante a produção. Os feedbacks que recebo sobre a evolução e importância dos assuntos abordados mostram que a mensagem está sendo recebida. Este não é apenas um podcast, mas uma plataforma comprometida em oferecer narrativas autênticas que promovem entendimento e reflexão”
No cerne do projeto está a missão de compartilhar experiências e conhecimentos diversos, todos centrados na vivência da comunidade negra. O jornalista explica que somos múltiplos, que vivemos tantas coisas que tudo isso serve de auxílio para ajudar a trilhar o caminho de outros que também estão na batalha da vida. Desde explorar a história dos blocos afros até discutir sexualidade, música e amor, o podcast aborda temas que refletem a vida de Matheus e também enriquecem a compreensão de seus ouvintes sobre a riqueza da cultura afro-brasileira.
Os convidados do “Fala Preto” são cuidadosamente selecionados, destacando figuras que contribuem significativamente para suas comunidades e para a preservação da cultura negra.
“Tenho um carinho imenso por todos os convidados que passaram pelo Fala Preto, todos são pessoas que estão ali pq admiro, consumo e me ajudaram de alguma forma. Desde a sagacidade e olhar visionário de Jadson Palma e Karine Oliveira a importância cultural de Paulilo e Cleidson Santana (Baby) para Salvador. O propósito e responsabilidade de Natan Silva e Paulo Almeida com suas comunidades também é algo que contribuiu muito para plantar boas sementes nos ouvintes, empoderando as pessoas a trilhar caminhos semelhantes”, revela Matheus.
Cada episódio é uma oportunidade não apenas de conhecer histórias inspiradoras, mas também de reconhecer o propósito e a responsabilidade que impulsionam esses líderes comunitários.
A quarta temporada do “Fala Preto”, continua essa jornada de descobertas e celebração da cultura afro-brasileira. À medida que o podcast alcança novos públicos e inspira conversas importantes, Matheus Lens também reflete sobre seus futuros projetos. “Após essa etapa, pretendo focar minha energia na fotografia, outra linguagem que sou apaixonado. Criar editoriais para me comunicar com as pessoas e externar minhas opiniões através das fotos sempre foi minha paixão, com o decorrer do tempo e a demanda da vida tenho produzido pouco, mas hoje, que estou em outro momento da vida, pretendo voltar para essa área que tanto amo”, conclui.
O Fala preto está disponível nas principais plataformas digitais (Spotify, Deezer, Google Podcast, Apple Podcast e YouTube)
@falapretopodcast
Gostou da matéria?
Contribuindo na nossa campanha da Benfeitoria você recebe nosso jornal mensalmente em casa e apoia no desenvolvimento dos projetos da ANF.
Basta clicar no link para saber as instruções: Benfeitoria Agência de Notícias das Favelas
Conheça nossas redes sociais:
Instagram: https://www.instagram.com/agenciadenoticiasdasfavelas/
Facebook: https://www.facebook.com/agenciadenoticiasdasfavelas
Twitter: https://twitter.com/noticiasfavelas