No dia 8 de janeiro de 2001, nascia a Agência de Notícias das Favelas (ANF). Ao longo desses 20 anos atuando em pról da comunicação comunitária e informando com e para a favela, a ANF passou por diversas realizações. Durante esta semana de aniversário da primeira agência de notícias de favelas do mundo, vamos relembrar algumas das ações protagonizadas pela ANF.
Eu só quero é ser feliz – uma breve história do funk carioca
Entre os anos de 2015 e 2016 a ANF – Agência de Notícias das Favelas realizou, junto a produção da AND Produções, Approach Comunicação e ANF Produções, as filmagens do documentário “Eu só quero é ser feliz – uma breve história do funk carioca”.
O filme teve sua estreia em 2017, na 11ª edição do Festival Visões Periféricas, no Cinecarioca Nova Brasília, no Complexo do Alemão, Zona Norte do Rio de Janeiro. Com o intuito de apresentar de forma rápida e profunda o movimento funk, do final da década de 1980 e início da década de 1990, a produção contou com a presença de personalidades do funk, como:
- Adriana Facina;
- Cidinho e Doca;
- Dj Marlboro;
- GrandMaster Raphael;
- Mc Amaro;
- Mc Galo;
- Mc Geléia;
- Mc Leonardo;
- Reginaldo da Silva (Curtisom);
- Rômulo Costa.
O documentário foi produzido a partir de recursos do edital do Funk da Secretária de Cultura do Estado do Rio de Janeiro. Atualmente ele está disponível no canal do Youtube da Agência de Notícias das Favelas.
Ficha técnica
Direção: André Fernandes
Roteiro: Marcos Barreira
Edição: Patrick Granja
Finalização: Fernando Salinas
Câmera: Florian Pfiffer, Patrick Granja e Victor Ribeiro
Produção: Renata Duarte, Verônica Oliveria e Mônica Galvão
Imagens de época: Furacão 2000 e Carlos Roberto.
Leia mais: ANF 20 anos: o início da expansão pelo nordeste a partir de Salvador