No dia 8 de janeiro de 2001, nascia a Agência de Notícias das Favelas (ANF). Ao longo desses 20 anos atuando em pról da comunicação comunitária e informando com e para a favela, a ANF passou por diversas realizações. Durante esta semana de aniversário da primeira agência de notícias de favelas do mundo, vamos relembrar algumas das ações protagonizadas pela ANF.
Manual de Redação e Estilo da ANF
Em setembro de 2015 a ANF lançou o seu próprio Manual de Redação e Estilo, com o intuito de nortear seus colaboradores acerca das configurações de um texto jornalístico e para garantir a melhor qualidade de informação para seu público. O material é um dos títulos da editora da ANF.
A partir dele, as publicações no portal da ANF passaram a ter um norte a seguir, afim de que ficassem cada vez mais padronizadas, respeitando princípios técnicos e éticos. Nele, está presente também os princípios editoriais da agência, que tem como principal diferencial trazer os próprios moradores das favelas do país e do mundo, para falar sobre suas realidades.
O manual é dividido em 33 seções, onde em cada uma delas dúvidas frequentes são explicadas. Entre elas, vale citar:
- Definição de jornalismo;
- Jornalista cidadão;
- Atribuições de um colaborador da ANF;
- Técnicas de apuração e entrevista;
- A escrita correta do português;
- Diferenças entre reportagem e notícia.
O Manual de Redação e Estilo da Agência de Notícias das Favelas é o primeiro produzido por veículo alternativo no Brasil. Para adquirir o manual clique aqui.
Leia mais: ANF 20 anos: o início da expansão pelo nordeste a partir de Salvador