ANF amplia sua atuação com instituto de pesquisa nas favelas brasileiras.
Com o intuito de gerar conteúdo e informações fidedignas sobre a real condição social, econômica, política e cultural da população das favelas e comunidades do Brasil, a ANF – Agência de Notícias das Favelas, cria o Instituto de Pesquisa Data ANF.
Atualmente como o único Instituto de pesquisa dentro das favelas do país, o Data ANF vem crescendo e afirmando a importância da sua existência de forma nacional.
Isso pode ser comprovado em sua repercussão na grande mídia em trabalhos que revelaram as dificuldades dos moradores de favelas na era dos aplicativos, publicada no Jornal EXTRA e os hábitos de consumo dos moradores de oito favelas do Rio de Janeiro, que precisam lidar com dificuldades, publicada pelo Jornal O Globo.
Esse levantamento sobre hábitos de consumos é o grande responsável pela estruturação de passos que vão obter soluções para problemas de consumo como: acesso, demanda, preço, hábitos, redes sociais e outros. No perfil dos participantes notou-se uma pequena predominância do gênero masculino (54%), etnia/raça; negra/preta/morena (45%), predominância da faixa etária jovem de 18 a 29 anos (41%) e do estado civil de sol-
teiros (68,3%).
De acordo com os dados analisados, observou- se uma variedade no interesse do público consumidor, uma relação direta com a regularidade dos seus ganhos, implicando na obtenção de crédito a longo prazo. Notou-se também o que pode ser visto no dia a dia; um público que ainda confia em relações interpessoais, bem como os lojistas e amigos, mas em um acesso crescente aos meios virtuais e de comunicação.
Com a repercussão, a direção do Data ANF tem sido convidada para diversas apresentações do Instituto e da pesquisa em empresas e instituições de ensino renomadas, tal como a ESPM – Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) e a TV Globo.
“Um trabalho desta magnitude de detalhamento é de extrema importância para a população moradora de favela de todo país e para governos e empresas, que podem ter dados reais de dentro para fora, de extrema confiança, através de um instituto que tem a chancela de uma organização que trabalha há quase duas décadas nas favelas.” Afirma Carmen Valdez, socióloga, diretora do Instituto Data ANF.
Informações e contato: Facebook/InstitutoDataANF/
contato@dataanf.com.br
* Matéria publicada no jornal A Voz da Favela, edição de dezembro 2019.