Finalizando as atividades do primeiro semestre, em Salvador, a Agência de Notícias das Favelas e o Coletivo Resistência Preta, realizaram a 1ª edição da PeriFeiras Pretas de 2024, no último sábado, 29/6, no sede da ANF, Bairro da Paz. O projeto teve apoio da Assessoria Especial para Saúde nos Territórios de Periferias, do Ministério da Saúde, FIOCRUZ e Centro Público de Economia Solidária da Bahia, da Secretaria de Trabalho Emprego e Renda da Bahia.
Crédito foto: Paulo Arcanjo/ANF
O objetivo da feira é fomentar a Economia Comunitária, oportunizar um espaço digno e qualificar os empreendedores para apresentar seus produtos/negócios e fortalecer a iniciativa com profissionalismo. A iniciativa também contou com as parcerias do Conselho de Moradores do Bairro da Paz, Fórum de Saúde das Periferias da Bahia, Casa Marielle Franco-Bahia, Colégio Estadual Mestre Paulo dos Anjos, Coletivo Arretados, Fórum de Entidades do Bairro da Paz.
A programação proporcionou ao público uma diversidade de atrações, tanto de expositores quanto das atrações culturais, que teve sua abertura oficial às 13h e encerrando às 18h, enfrente a sede da Agência de Notícias das Favelas, na Rua da União, Bairro da Paz.
As representações da Assessoria Especial para Saúde nos Territórios de Periferias, do Ministério da Saúde foram de Valcler Rangel e Marcia Pereira. Valcler, enfatizou o incentivo para iniciativa como da Feira de Empreendorismo no Bairro da Paz, destacando as potencialidades do povo de periferias. Existe uma agenda desta estrutura de Peri-Feiras para realização em outras comunidades da capital baiana.
Crédito foto: Paulo Arcanjo/ANF
O fundador e diretor da ANF, André Fernandes, esteve presente no evento e ressaltou a relevância da feira e das ações realizadas pela instituição dentro do Bairro da Paz, em Salvador e região metropolitana, além de enfatizar a importância das parcerias nas iniciativas propostas pela ANF.
Crédito foto: Paulo Arcanjo/ANF
Representantes do Conselho de Moradores, do Fórum de Saúde das Periferias da Bahia e, do Fórum de Entidades do Bairro da Paz sintetizaram suas falas comentando a satisfação de participar do evento como parceiros da iniciativa.
Ao longo da programação, as atrações culturais chamaram atenção do público pela pluralidade das apresentações, como o Coral Feminino do Projeto Viver Mais, Projeto musical Abraço Percussivo, Dança, com Sara Nauana e Banda Renascer.
Crédito foto: Paulo Arcanjo/ANF
Para os coletivos sociais e expositores do Bairro da Paz a expectativa é que esta feira de empreendedores seja realizada de forma permanente no Bairro, inserindo no calendário oficial das atividades do bairro.
A organização da feira foi uma produção coletiva entre integrantes da Agência de Notícias das Favelas e do Coletivo Resistência Preta, além de voluntários moradores do Bairro da Paz, que atuam frequentemente nas ações desenvolvidas pelas instituições.
Os mestres de cerimônia foram: Emilly Lima e Ivan Costa
Expositores: Aguida Cardoso, Quesia Silva, Vera Cidade, Bel Lima, Lívia Passos, Luis Augusto, Ticiane Santos, Eliana Almeida, Rosilva Oliveira, Júlia Santos, Carol Silva, Ana Lúcia, Andreina Neves, Conceição Lopes, Tatiane Caitano
Atrações culturais: Coral Feminino Viver Mais, Sara Nauana, Banda Renascer, Abraço Percusssivo
Equipe de produção:
Mércia Tavares, Wal Melo, Rose Cunha, Dhay Borges, Claúdia Correia, Paulo Arcanjo, Laís Santana, Ivan Costa, Emilly Lima, Paulo de Almeida, Raíssa Ramos, Lu Pinheiro, Isaque Silva, Valfredo Soares, Ednésio Santos, Simone Sacramento, Carla Vitória
Cobertura do evento: Bairro da Paz News, Jornal Massa e Jornal Nova Salvador
Confira algumas imagens dos bastidores da feira: Crédito foto: Paulo Arcanjo/ANF