A segunda edição da Semana Baiana de Comunicacão, que trouxe o tema: Diversidade, Comunicação e sociedade, premiou diversos veículos e profissionais de comunicação, que atuam em várias periferias da capital bahiana. Entre as instituições com abrangência estadual, a Agência de Notícias das Favelas, recebeu a homenagem “Mérito Social” pelo trabalho realizado na valorização do jornalismo comunitário e trabalho social em Salvador e algumas cidades da Bahia. A iniciativa do evento e premiação é da Escola Baiana de Comunicacão.

Homenagem recebida pela ANF. Crédito: Bairro da Paz News

A cerimônia de premiação aconteceu na noite do jornalismo. A Semana Baiana de Comunicação aconteceu entre os dias 14 e 17/05, e teve uma programação diversificada, com apresentações de temáticas ligadas a publicidade e propaganda, relações públicas, assessoria de comunicação, jornalismo esportivo e de dados, entre outras, além de participação de palestrantes nacionais e internacionais.

O evento contou com a presença de estudantes da Universidade do Estado da Bahia- UNEB, do Secretário de Comunicação do Estado da Bahia, André Curvelo, e da Profa. Dra. Carmen Chirinos Garcia, diretora da Unidade de Pós-graduação da Faculdade de Psicologia, Relações Internacionais e Ciências da Comunicação, da Universidad Nacional de San Agustín de Arequipa, Peru.

A Dra. Carmen se tornou a primeira professora honorífica da história da Escola Baiana de Comunicação e recebeu a honraria durante a abertura da II Semana Baiana de Comunicação, quando também ministrou a conferência de abertura do evento.

Representantes dos veículos comunitários de comunicação. Crédito: Boca do Rio Magazine

Mídias de comunicação comunitária homenageados: @bairrodapaznews @bocadoriomagazine @falacajazeiras @portalpaudalima @saocristovaocitynews @itapuacity @oquefazerna @portal_sussuarana @paripenet

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado da Bahia- SINJORBA (com a presença do presidente e a vice), a TV Kirimure (com a diretora) e a Rede de Mídias Comunitárias de Salvador- Midicom (com presidente e outros membros da diretoria), foram outras instituições ligadas ao exercício da comunicação que também foram premiadas no evento.

Representantes da ANF, Midicom e Escola Baiana de Comunicacão. Crédito: Midicom

Ativistas sociais, artistas e estudantes universitários fizeram parte de toda programação, seja na plateia como também na organização do evento.

A ANF esteve representada através de integrantes da equipe local (Cláudia Correia, Jadson Nascimento, Wal Melo e Paulo de Almeida Filho).