Pelo compromisso na defesa da diversidade, a Agência de Notícias das Favelas- ANF, foi premiada pela Secretaria Municipal de Reparação de Salvador (Semur), após análise de um comitê gestor, formado por representantes da sociedade civil e dos órgãos públicos.
A certificação desta segunda edição da cerimônia aconteceu nesta segunda-feira, 04, no Hotel Mercure, no Rio Vermelho. A ANF foi representada pelas colaboradoras Claudia Correia e Wal Melo, além do editor Paulo de Almeida Filho.
O Selo da Diversidade LGBT+ 2023, iniciativa da Prefeitura de Salvador, que premiou mais de 50 instituições baianas que assumiram a responsabilidade de adotar boas práticas de diversidade e inclusão no ambiente de trabalho.
O evento teve a participação de secretários municipais, representantes do Ministério Público da Bahia (MP-BA) e da jornalista, youtuber, cantora e coordenadora Municipal da Diversidade da cidade de São Paulo, Léo Áquilla.
Além da secretária da Semur, Ivete Sacramento, da secretária da Fazenda (Sefaz), Giovanna Victer, e do coordenador municipal de Política LGBT+, Marcelo Cerqueira e da promotora de justiça de Direitos Humanos pelo MP-BA, Márcia Teixeira.
O selo foi instituído através do programa previsto no decreto 35.071/2022 e visa reconhecer publicamente as ações de combate à LGBTfobia e discriminação por orientação sexual e identidade de gênero no ambiente de trabalho.
Com validade anual, o Selo possui duas categorias: “Compromisso”, para organizações públicas, privadas e da sociedade civil de Salvador, e “Reconhecimento”, focada em micro e pequenas empresas com gestão exclusiva de pessoas LGBT+ e entidades sem fins lucrativos.
A Agência de Notícias da Favela (ANF) conquistou o Selo Compromisso, demonstrando seu comprometimento com o Pacto de Valorização da Diversidade LGBT+, através da produção de matérias que abordam o tema com o propósito de fomentar o reconhecimento da diversidade, promover a igualdade, combater a discriminação, incluindo a educação e sensibilização, e impulsionar a ascensão de profissionais talentosos.
Essa abordagem resulta em uma força de trabalho mais inclusiva, inovadora e produtiva.
A certificação é concedida pela Prefeitura após análise de um comitê gestor composto por representantes da sociedade, incluindo Semur, Semdec, Instituto A Mulherada, Universidade Salvador – Unifacs, IBCM, Sindseps, OAB e Grupo Gay da Bahia, entre outras instituições.
Essa iniciativa destaca o comprometimento de Salvador em promover ambientes de trabalho mais inclusivos e respeitosos, reforçando a importância da diversidade nas empresas da região.