Integrantes da Agência de Notícias das Favelas, participaram da Conferência de Jornalismo de Favelas e Periferias, que aconteceu nos dias 2 e 3 de agosto de 2024, em Salvador, Bahia. O evento reuniu jornalistas e comunicadores de favelas e periferias dos estados da Bahia, Espírito Santo e Rio de Janeiro. O objetivo do evento foi fortalecer o jornalismo de favelas e periferias, promovendo seu papel como ferramenta de empoderamento e representação desses territórios.

A programação foi realizada em bairros diferentes. O primeiro dia da conferência aconteceu no bairro Rio Vermelho. O segundo dia foi realizado no histórico bairro do Curuzu. O evento contou com o apoio local da produtora teia!, Casa Rosa, Senzala do Barro Preto – Associação Cultural Ilê Aiyê e do Instituto da Mulher Negra Mãe Hilda Jitolu.

Resultado da necessidade de discutir a importância das ferramentas jornalísticas na promoção e desenvolvimento de seus territórios, a conferência de 2024 trouxe temas relevantes para a comunicação local nas favelas e periferias brasileiras.

Foram abordados assuntos como: gestão para organizações sem fins lucrativos, captação de recursos, emergência climática, educação midiática e regulação das plataformas.

O evento foi idealizado pelo Fala Roça, em parceria com o Consulado Geral dos Estados Unidos no Rio de Janeiro.