São três edições em 2020, sendo duas turmas previstas para este semestre, com a primeira começando no próximo mês
Este primeiro semestre do ano é de boas notícias para os comunicadores comunitários do Rio de Janeiro: a Agência de Notícias das Favelas (ANF) fará três edições do curso de formação Rede de Agentes Comunitários de Comunicação (RACC). Duas edições já acontecem no primeiro semestre, com início das aulas em março.
Voltado para jovens a partir de 18 anos que atuam como ativistas, articuladores culturais e demais interessados na área de comunicação comunitária, o curso vai selecionar 25 moradores de favelas e periferias da cidade por edição, que terão orientações nas áreas de produção de reportagens, redes sociais, fotografia, vídeo e participarão de palestras com temas diversos. As aulas acontecem aos sábados, e para os estudantes será disponibilizado auxílio-transporte, material didático e lanche.
As duas edições do primeiro semestre possuem características distintas e recebem o apoio de diversos parceiros. A primeira tem recursos de origem no convênio celebrado entre a ANF e a Secretaria Especial da Cultura/Ministério da Cidadania. As aulas acontecem em 17 encontros que serão realizados na Escola de Comunicação da UFRJ, Praia Vermelha, na Urca. Essa edição é preparatória para a realização do II Encontro Latino Americano de Comunicação Comunitária (ELACC) e o processo de inscrição termina no próximo dia 16.
Já a segunda edição do curso da RACC acontece em 13 encontros e conta com recursos do ISS – com patrocínio da Prefeitura do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura e Lei Municipal de Incentivo à Cultura – Lei do ISS; Royalty Rio Hotel, ML Raphael Auditoria, Contabilidade e Perícia e ANF Produções. As aulas serão nas Faculdades Integradas Hélio Alonso (FACHA), parceira da ANF, no campus de Botafogo, Zona Sul do Rio. Essa edição em particular irá contemplar o melhor participante com uma bolsa de estudos para graduação em jornalismo. As inscrições para esta etapa da RACC seguem até o próximo dia 17.
Os interessados devem entrar no portal www.anf.org.br, escolher de qual edição do curso da RACC desejam participar, preencher a ficha de inscrição e torcer para serem selecionados. Para mais informações, envie um e-mail para contato@anf.org.br.
* Matéria publicada no jornal A Voz da Favela, Rio de Janeiro, fevereiro 2020.