Créditos: arquivo pessoal Yuri Marçal

O desejo de influenciar pessoas a fazerem terapia surgiu em 2019

O humorista Yuri Marçal é cria de periferias e favelas do Rio de Janeiro, especificamente da Carobinha, bairro Campo Grande na Zona Oeste.

Ao vivenciar os benefícios da terapia Yuri Marçal entendeu que o cuidado para com a Saúde Mental deveria ser mais acessível, para pessoas negras e sem condições de pagar pelo serviço.

Em 2019 ele resolveu influenciar as pessoas a fazer terapia e desde então o projeto criado por ele atendeu mais de 100 pessoas.

“Minha vida seria completamente diferente, seu eu tivesse feito terapia muito mais jovem!”

A entrevista exclusiva que Yuri Marçal concedeu a Agência de Notícias das Favelas – ANF, foi muito boa confira a seguir.

ANF – Como surgiu o projeto?

Yuri Marçal – Ao gravar um filme em São Paulo nos bastidores eu comecei a conversar com uma mulher negra, que sofria de transtornos mentais descobri, que apesar dos problemas a mulher encontrava força e se dedicava a cuidar outras pessoas. Em 2019 postei um video no Facebook “Façam Terapia” que  viralizou.

As dificuldades financeiras limitam o acesso

ANF – Qual foi o maior desafio na realização do projeto?

Yuri Marçal – Comecei a incentivar várias pessoas a fazerem terapia, elas relataram  que a dificuldade financeira limitavam o acesso muitas tinham o receio de começar a fazer terapia e não poder dar continuidade.

ANF – A Pandemia agravou a falta de cuidado da saúde mental das pessoas?

Yuri Marçal – Sem duvida foi muita gente morrendo, muitos casos de desemprego o nível de stress foi altíssimo. Mediante a tudo que estávamos vivendo, meu desejo só crescia em ajudar as pessoas o atendimento on line da nossa equipe de psicologos fez toda diferença.

ANF – Qual é o perfil das pessoas atendidas?

Yuri Marçal – O publico é muito diverso, que mais me chama atenção é acompanhar os resultados as ” nossas mais velhas” que são senhoras na terceira idade, estão amando e isso não tem preço. Elas me contam, que nunca imaginaram que era algo tão bom.

O intuito é cuidar da Saúde Mental dos assistidos

A equipe de psicólogos do protejo é formada por pessoas negras, isso reforça a importância de conscientizar pessoas de periferias e favelas, que é importante cuidar da mente com um profissional especializado.

O programa já está contando com uma lista de espera para atendimentos na ampliação, para entrar a lista basta ser uma pessoa negra e enviar mensagem com nome e sobrenome no instagram: @projetogeni

Gostou da matéria?

Contribuindo na nossa campanha da Benfeitoria você recebe nosso jornal mensalmente em casa e apoia no desenvolvimento dos projetos da ANF.

Basta clicar no link para saber as instruções: Benfeitoria Agência de Notícias das Favelas

Conheça nossas redes sociais:

Instagram: https://www.instagram.com/agenciadenoticiasdasfavelas/
Facebook: https://www.facebook.com/agenciadenoticiasdasfavelas
Twitter: https://twitter.com/noticiasfavelas